Mombak | Apresentação

 

Mombak (despertar, em tupi) é uma Associação Cultural sem fins lucrativos fundada em Lisboa. É uma casa de troca de conhecimento e fruição. Abre-se a toda a cidade e articula-se com estudiosos, especialistas, figuras de relevo no panorama nacional e internacional em diversas áreas da produção cultural. Procura abarcar a representação de ideias em suas mais variadas expressões artísticas, projetando o património cultural e intelectual português em diálogo com o mundo.

O objetivo é refletir sobre o contemporâneo ao criar novas rotas de percepção de questões que atravessam séculos e permanecem abertas, com diferentes contornos, e as que mal surgem  e já se tornam prementes. Busca ainda promover uma relação crítica do sujeito com o mundo à sua volta e recuperar a conexão entre diferentes gerações e segmentos da sociedade.

A programação da Associação Cultural Mombak inclui, na sua base, cursos de curta duração, e, a seu tempo, contemplará muitas áreas de criação e investigação: artes, literatura, filosofia, comunicação e ciências. Haverá também debates, seminários, festivais e clubes de leitura. 

A oferta cultural será, portanto, multilíngue, intergeracional e transdisciplinar, visando atrair o interesse de públicos nacionais e estrangeiros, residentes ou turistas, sempre numa dinâmica dialógica e de complementaridade com agentes e instituições culturais locais. A Mombak não se limitará ao seu próprio calendário cultural. Num regime de via dupla, também avaliará iniciativas propostas pela própria comunidade cultural em Portugal. Para saber mais, clique aqui.

Assim, a Mombak em Portugal expande o conceito da Mombak criada em 2010 no Brasil, entidade responsável pela edição da premiada revista Pessoa e pela organização de eventos literários de promoção da literatura de língua portuguesa em várias cidades do mundo, como The Pessoa Festival, em Nova Iorque e, poesteriomente, em Lisboa.

 

 

 

 

 

Desenvolvido por:
© Copyright 2022 REVISTAPESSOA.COM