Imagem Entrevista-Paulina-Chiziane_medium.jpg

Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa recebem honraria de Portugal



2014-02-08

Os escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa foram condecorados pelo Estado português na última terça-feira, dia 4, em Maputo, capital de Moçambique, num ato de reconhecimento da importância de suas obras.

Os dois autores foram reconhecidos com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída a personalidades que tenham prestado serviços a Portugal, no país ou no estrangeiro.

É a primeira vez que a distinção é dada a escritores moçambicanos. Entre os agraciados estão Bill Gates, Luiz Felipe Scolari e Cristiano Ronaldo.

A homenagem, feita pelo presidente português Cavaco Silva, contou também com a participação do escritor moçambicano Mia Couto.

Autora de obras como Balada de Amor ao Vento, O Sétimo Juramento, O Alegre Canto da Perdiz, e a mais recente Por Quem Vibram Os Tambores Do Além, de 2013, Paulina Chiziane, antes de iniciar o percurso como escritora, foi militante da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique).

Ungulani Ba Ka Khosa, escritor e professor moçambicano, destacou-se na literatura com obras como Ulalapi, de 1987, Histórias de Amor e Espanto, de 1999, Os Sobreviventes da Noite, de 2007, e Choriro, de 2009.

Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa receberam, respectivamente em 2003 e 2007, o Prémio José Craveirinha de Literatura, instituído pela Associação de Escritores Moçambicanos.  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Oceanos anuncia em Lisboa os ganhadores do prêmio em 2018

  Em 2018 o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa consolida o processo de ampliação levado ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...

Escritores participam de debate sobre a Língua Portuguesa

  Em sua segunda edição, o Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na C ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM