Imagem Entrevista-Paulina-Chiziane_medium.jpg

Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa recebem honraria de Portugal



2014-02-08

Os escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa foram condecorados pelo Estado português na última terça-feira, dia 4, em Maputo, capital de Moçambique, num ato de reconhecimento da importância de suas obras.

Os dois autores foram reconhecidos com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída a personalidades que tenham prestado serviços a Portugal, no país ou no estrangeiro.

É a primeira vez que a distinção é dada a escritores moçambicanos. Entre os agraciados estão Bill Gates, Luiz Felipe Scolari e Cristiano Ronaldo.

A homenagem, feita pelo presidente português Cavaco Silva, contou também com a participação do escritor moçambicano Mia Couto.

Autora de obras como Balada de Amor ao Vento, O Sétimo Juramento, O Alegre Canto da Perdiz, e a mais recente Por Quem Vibram Os Tambores Do Além, de 2013, Paulina Chiziane, antes de iniciar o percurso como escritora, foi militante da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique).

Ungulani Ba Ka Khosa, escritor e professor moçambicano, destacou-se na literatura com obras como Ulalapi, de 1987, Histórias de Amor e Espanto, de 1999, Os Sobreviventes da Noite, de 2007, e Choriro, de 2009.

Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa receberam, respectivamente em 2003 e 2007, o Prémio José Craveirinha de Literatura, instituído pela Associação de Escritores Moçambicanos.  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Editora curitibana aporta em Lisboa

  Fundada em 2014, em Curitiba, Paraná, “com muitas ideias na cabeça e poucos recursos no bolso”, como sublinha ...

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM