Imagem delicados-abismos-199x300.jpg

Coletânea traz panorama da nossa literatura



2013-02-25

Delicados abismos, reunião de resenhas publicadas no site da revista Pessoa entre 2010 e 2012, é a afirmação do vigor da literatura de língua portuguesa.

O livro nasceu da parceria entre a Pessoa, publicação voltada para a promoção da literatura lusófona, e a Oito e meio, Editora que investe na produção literária da nova geração de autores brasileiros.

A coletânea trata da obra de 18 autores que representam, cada qual a sua maneira, um pouco do pensamento do contemporâneo, um tempo de delicada desordem criativa”, explica Nina, cujas escolhas não obedeceram a nenhum outro critério a não ser o do gosto pessoal. “Não tenho nenhuma pretensão de eleger os melhores nem poderia – a época do crítico-juiz já se foi, e não creio ser nada atraente uma reedição deste formato imperial.”

Com linguagem solta e livre, Nina se debruçou sobre os livros de escritores como Michel Laub, Valter Hugo Mãe e Elvira Vigna evitando teorias e pautas acadêmicas. “Quis transmitir com meu texto o que o texto das obras me soprava”, conta a jornalista e escritora.

Para o professor universitário, crítico literário e ensaísta João Cezar de Castro Rocha, Delicados abismos “vai na contramão da “melancolia chique”, mostrando a vitalidade de novas formas de crítica e a força de certos escritores que merecem ser mais bem estudados.

Depois do lançamento de Delicados abismos, Claudia Nina faz uma pausa na colaboração com a revista Pessoa para se dedicar ao seu novo romance.


Delicados abismos
Claudia Nina
Revista Pessoa e Editora Oito e meio
Lançamento dia 27 de fevereiro, às 19h00.
Livraria Argumento, rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro.

 



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Editora curitibana aporta em Lisboa

  Fundada em 2014, em Curitiba, Paraná, “com muitas ideias na cabeça e poucos recursos no bolso”, como sublinha ...

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM