Imagem delicados-abismos-199x300.jpg

Coletânea traz panorama da nossa literatura



2013-02-25

Delicados abismos, reunião de resenhas publicadas no site da revista Pessoa entre 2010 e 2012, é a afirmação do vigor da literatura de língua portuguesa.

O livro nasceu da parceria entre a Pessoa, publicação voltada para a promoção da literatura lusófona, e a Oito e meio, Editora que investe na produção literária da nova geração de autores brasileiros.

A coletânea trata da obra de 18 autores que representam, cada qual a sua maneira, um pouco do pensamento do contemporâneo, um tempo de delicada desordem criativa”, explica Nina, cujas escolhas não obedeceram a nenhum outro critério a não ser o do gosto pessoal. “Não tenho nenhuma pretensão de eleger os melhores nem poderia – a época do crítico-juiz já se foi, e não creio ser nada atraente uma reedição deste formato imperial.”

Com linguagem solta e livre, Nina se debruçou sobre os livros de escritores como Michel Laub, Valter Hugo Mãe e Elvira Vigna evitando teorias e pautas acadêmicas. “Quis transmitir com meu texto o que o texto das obras me soprava”, conta a jornalista e escritora.

Para o professor universitário, crítico literário e ensaísta João Cezar de Castro Rocha, Delicados abismos “vai na contramão da “melancolia chique”, mostrando a vitalidade de novas formas de crítica e a força de certos escritores que merecem ser mais bem estudados.

Depois do lançamento de Delicados abismos, Claudia Nina faz uma pausa na colaboração com a revista Pessoa para se dedicar ao seu novo romance.


Delicados abismos
Claudia Nina
Revista Pessoa e Editora Oito e meio
Lançamento dia 27 de fevereiro, às 19h00.
Livraria Argumento, rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro.

 



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Intolerância no Brasil é tema de Seminário Internacional

  O Seminário "Raízes da Intolerância no Brasil" acontece no formato online de16 a 18 de Setembro. Com ...

Série de TV tenta traduzir a palavra saudade

  Dirigida por Paulo Caldas e Bárbara Cunha, a série Saudade procura explorar não só os significado ...

Festival inova formato e reúne poetas de mais de 40 países

De 12 a 21 de março, Leiria reúne poetas, leitores, performers, professores e criadores de diferentes campos artísticos ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2021 REVISTAPESSOA.COM