Imagem Macau-300x199.jpg

Festival reúne escritores chineses e lusófonos em Macau



2013-02-06

Mais de 30 autores confirmaram presença na segunda edição da Rota das Letras – Festival Literário de Macau, que acontece de 10 a 16 de Março. Ex-colônia portuguesa, a pequena ilha, região administrativa da China desde 1999, é conhecida como Las Vegas da Ásia.

A brasileira Vanessa Bárbara, o português Valter Hugo Mãe e o angolano José Eduardo Agualusa são alguns dos convidados para participar de conferências e debates ao lado de grandes nomes da literatura chinesa contemporânea, como o premiado Bi Feiyu, autor de Three Sisters, Hang Shaogong,  autor de A Dictionary of Maqiao, considerado um dos cem grandes romances chineses do século XX, Hong Ying, uma das autoras chinesas mais conhecidas internacionalmente, e Yi Sha, poeta rejeitada pela academia chinesa por ter rompido com a tradição literária do país.

Reforçam a lista dos escritores lusófonos o brasileiro Régis Bonvicino, os portugueses Rui Zink e Dulce Maria Cardoso e o timorense Luís Cardoso  (membro do Conselho Editorial da revista Pessoa).

Jorge Amado será o grande homenageado desta edição do Festival com a exibição de filmes sobre sua vida e obra e a presença de Paloma e Cecília Amado, filha e neta do escritor baiano, cujo centenário do nascimento foi celebrado no ano passado.

Durante o Festival Rota das Letras será lançado o livro de contos sobre Macau, uma coletânea de textos do público,  selecionados por um júri, e de escritores que participaram do evento no ano passado. Entre eles, o brasileiro João Paulo Cuenca, o português José Luís Peixoto, Lolita Hu, de Twaian, e Xu Xi, de Hong Kong. A experiência se repetirá este ano, com os escritores sendo novamente convidados a escrever sobre a cidade.

Além de literatura, a programação conta ainda com a exibição de filmes, apresentação de músicos e exposição de artistas plásticos. Rota das Letras é organizado pelo Instituto Cultural, Fundação Macau e o jornal Ponto Final.    



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM