Imagem Macau-300x199.jpg

Festival reúne escritores chineses e lusófonos em Macau



2013-02-06

Mais de 30 autores confirmaram presença na segunda edição da Rota das Letras – Festival Literário de Macau, que acontece de 10 a 16 de Março. Ex-colônia portuguesa, a pequena ilha, região administrativa da China desde 1999, é conhecida como Las Vegas da Ásia.

A brasileira Vanessa Bárbara, o português Valter Hugo Mãe e o angolano José Eduardo Agualusa são alguns dos convidados para participar de conferências e debates ao lado de grandes nomes da literatura chinesa contemporânea, como o premiado Bi Feiyu, autor de Three Sisters, Hang Shaogong,  autor de A Dictionary of Maqiao, considerado um dos cem grandes romances chineses do século XX, Hong Ying, uma das autoras chinesas mais conhecidas internacionalmente, e Yi Sha, poeta rejeitada pela academia chinesa por ter rompido com a tradição literária do país.

Reforçam a lista dos escritores lusófonos o brasileiro Régis Bonvicino, os portugueses Rui Zink e Dulce Maria Cardoso e o timorense Luís Cardoso  (membro do Conselho Editorial da revista Pessoa).

Jorge Amado será o grande homenageado desta edição do Festival com a exibição de filmes sobre sua vida e obra e a presença de Paloma e Cecília Amado, filha e neta do escritor baiano, cujo centenário do nascimento foi celebrado no ano passado.

Durante o Festival Rota das Letras será lançado o livro de contos sobre Macau, uma coletânea de textos do público,  selecionados por um júri, e de escritores que participaram do evento no ano passado. Entre eles, o brasileiro João Paulo Cuenca, o português José Luís Peixoto, Lolita Hu, de Twaian, e Xu Xi, de Hong Kong. A experiência se repetirá este ano, com os escritores sendo novamente convidados a escrever sobre a cidade.

Além de literatura, a programação conta ainda com a exibição de filmes, apresentação de músicos e exposição de artistas plásticos. Rota das Letras é organizado pelo Instituto Cultural, Fundação Macau e o jornal Ponto Final.    



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM