Imagem interfaces-da-lusofonia1.jpg

Interfaces da Lusofonia



2012-11-06

A Universidade do Minho, em Braga, norte de Portugal, promove os debates que reúnem  pesquisadores  do mundo todo para repensar a Lusofonia,  na tentativa de desfazer equívocos e simplificações.

“O conceito de Lusofonia tem uma genealogia e uma história, está espartilhada entre uma nostalgia lusocêntrica, que teima em sonhar impérios, e uma crítica pós-colonial, que procura plataformas de diálogo intercultural no presente e para o futuro,” afirma Lurdes Macedo, uma das organizadoras do evento.

“A proposta fundamental é discutir a Lusofonia na interseção de olhares, de interpretações e de saberes. Acreditamos  que o cruzamento de diversas visões favorece um entendimento mais sólido e integrado do que é, e do que pode ser, a Lusofonia”, completa a pesquisadora.

A Conferência Internacional acontecerá de 4 a 6 de julho de 2013. Além do espaço para o confronto de ideias, contará com um diversificado programa cultural e social.

Entre os temas que serão debatidos estão a arte e cultura nos países lusófonos; diversidade linguística e políticas da língua; lusofonia e globalização;  lusofonia na era digital e trânsitos e migrações no espaço lusófono.

As propostas de comunicação podem ser enviadas até  28 de Fevereiro de 2013.  Os melhores trabalhos serão publicados em um e-book. Mais Informações podem ser obtidas com Lilia Abadia (b5847@ics.uminho.pt) ou pelo site  http://www.lasics.uminho.pt/ocs/index.php/cecs/lusofonia2013.  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Coletânea “Antifascistas” reúne 32 escritores de língua portuguesa

  Organizada pelo escritor, jornalista e professor universitário Leonardo Valente e pela advogada e professora universitári ...

Fernando Pessoa: de todos para todos

A terceira edição da Maratona Fernando Pessoa será na data da sua morte, dia 30 de novembro, do meio dia &agr ...

The Pessoa Festival chega a Lisboa

A sessão portuguesa do Festival acontece de 13 a 16 de novembro no Lisboa Pessoa Hotel, erguido no mesmo local onde funcionou a Tipografia ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2020 REVISTAPESSOA.COM