Imagem Graciliano-Ramos.jpg

120 anos de Graciliano Ramos



2012-10-22

O autor de Vidas secas e Memórias do cárcere faria 120 anos no dia 27 de outubro. As comemorações incluem um ciclo de seminários sobre a vida e a obra do escritor em São Paulo, Belo Horizonte e Recife e lançamento pela Record de Garranchos, livro que reúne mais de 80 textos inéditos de Graciliano Ramos. A coletânea, organizada por Thiago Mio Salla, traz crônicas, críticas literárias, epigramas e discursos políticos, material produzido pelo escritor em um período de 40 anos.

Em São Paulo, o seminário A cosmogonia de Graciliano - as forças que animam a obra do escritor acontece no dia 23 de outubro no Masp, com participação de Nuno Ramos, Vander Melo Miranda e mediação de Manuel da Costa Pinto.  Em Belo Horizonte, no dia 24, no Teatro José Aparecido de Oliveira, Luiz Ruffato e Benjamim Abdalla falam da importância de Graciliano sob mediação de Guiomar de Grammond. Recife recebe o seminário nos dias 29 e 30 de outubro, na Academia Pernambucana de Letras, com Ronaldo Correia de Brito, Lourival Holanda, Alcides Vilaça e Raimundo Carrero. A mediação é de Mario Hélio.

As celebrações prosseguem até 2013, com exposições e a homanagem da edição de 2013 da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty.  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM