Imagem Graciliano-Ramos.jpg

120 anos de Graciliano Ramos



2012-10-22

O autor de Vidas secas e Memórias do cárcere faria 120 anos no dia 27 de outubro. As comemorações incluem um ciclo de seminários sobre a vida e a obra do escritor em São Paulo, Belo Horizonte e Recife e lançamento pela Record de Garranchos, livro que reúne mais de 80 textos inéditos de Graciliano Ramos. A coletânea, organizada por Thiago Mio Salla, traz crônicas, críticas literárias, epigramas e discursos políticos, material produzido pelo escritor em um período de 40 anos.

Em São Paulo, o seminário A cosmogonia de Graciliano - as forças que animam a obra do escritor acontece no dia 23 de outubro no Masp, com participação de Nuno Ramos, Vander Melo Miranda e mediação de Manuel da Costa Pinto.  Em Belo Horizonte, no dia 24, no Teatro José Aparecido de Oliveira, Luiz Ruffato e Benjamim Abdalla falam da importância de Graciliano sob mediação de Guiomar de Grammond. Recife recebe o seminário nos dias 29 e 30 de outubro, na Academia Pernambucana de Letras, com Ronaldo Correia de Brito, Lourival Holanda, Alcides Vilaça e Raimundo Carrero. A mediação é de Mario Hélio.

As celebrações prosseguem até 2013, com exposições e a homanagem da edição de 2013 da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty.  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Coletânea “Antifascistas” reúne 32 escritores de língua portuguesa

  Organizada pelo escritor, jornalista e professor universitário Leonardo Valente e pela advogada e professora universitári ...

Fernando Pessoa: de todos para todos

A terceira edição da Maratona Fernando Pessoa será na data da sua morte, dia 30 de novembro, do meio dia &agr ...

The Pessoa Festival chega a Lisboa

A sessão portuguesa do Festival acontece de 13 a 16 de novembro no Lisboa Pessoa Hotel, erguido no mesmo local onde funcionou a Tipografia ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2020 REVISTAPESSOA.COM