Imagem TI6Mf1632016134942C1536.gif

III Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos



2012-09-11

As histórias em quadrinhos já inspiraram o cineasta Federico Fellini, o escritor Umberto Eco e muitos artistas plásticos. Chegaram a ser condenadas por educadores e continuam provocando muita discussão.

É literatura? Ou tem uma linguagem autônoma?

Das tiras às histórias mais longas, seu sistema compreende diversos modos de realização, como as graphic novels – ou romances gráficos, termo cunhado por Richard Kyle, em 1964, e que ganhou forma pelas mãos de Will Eisner, uma década depois.

Fugindo ao herói tradicional dos gibis, muitos romances gráficos trazem à baila novas possibilidades discursivas, apresentam-se como espaço de exercício sobre memória, subjetividade, gênero e sexualidade. Mas são ainda muito pouco estudadas.

Reunindo estudantes, profissionais da área de comunicação, artes e literatura, professores e pesquisadores, a Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos, organizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, chega à sua terceira edição confirmando-se como um espaço necessário ao aprofundamento de discussões em torno desse produto cultural.

Pontos de contato entre literatura infantil e histórias em quadrinhos no mercado editorial brasileiro; a utopia enquanto forma e Sigmund Freud em quadrinhos serão alguns dos temas abordados.

As inscrições podem ser feitas pelo seguinte e-mail: jornadaromancesgraficos@gmail.com.

Brasília – Universidade de Brasília – 24 a 26 de setembro de 2012

Local: Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas

Coordenação: Regina Dalcastagnè (UnB)

Organização: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM