Imagem

Feira Internacional do livro de Bogotá



2012-04-09

A programação contará com cerca de 50 escritores, debates sobre políticas de leitura, mostras de filmes nacionais, espetáculos musicais e de dança e exposições. A participação brasileira é coordenada  pela Fundação Biblioteca Nacional, vinculada do Ministério da Cultura, e pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

O pavilhão brasileiro no evento terá três mil metros quadrados e foi projetado por Daniela Thomas.

O evento será aberto pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e pela ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda. No primeiro dia da Feira, a escritora Nélida Piñon abrirá a programação geral do evento com uma mesa dedicada à sua trajetória e obra. E conversará com o escritor colombiano Guido Tamayo.

Os autores brasileiros falarão em diferentes espaços da Feira. No pavilhão brasileiro, acontecerá o ciclo Aquarela Brasileira, com a presença de autores nacionais. Os centenários de Jorge Amado e Nelson Rodrigues serão celebrados em Bogotá com leituras de trechos de seus livros por atores colombianos.

Millôr Fernandes será tema de debate com o escritor Andres Hoyos, fundador da publicação El malpensante e colunista do jornal El espectador. Guimarães Rosa será lembrado no lançamento da sétima edição do concurso literário promovido pelo Instituto Cultural Brasil Colômbia (Ibraco). O tema desta edição será O Brasil dos sonhos, em homenagem a Rosa, que exerceu funções diplomáticas em Bogotá.

Carlos Drummond de Andrade será tema de mesa (Como Ler Drummond) com Affonso Romano de Sant´Anna. Haverá mais uma homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós, destacado autor de livros infantis morto este ano, em mesa com colombianos e brasileiros.

Ao longo da Feira, atores colombianos lerão ainda trechos de outros clássicos brasileiros, com Graciliano Ramos, Cora Coralina e Clarice Lispector.

A curadoria da programação literária foi realizada pela escritora Guiomar de Grammont, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Na edição de 2011, o convidado de honra foi o Equador. O Brasil já tinha sido o tema da 8a feira, realizada em 1995.

Para mais informações, consulte o site da feira.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM