Imagem

Ferreira Gullar é o primeiro vencedor do Prêmio Moacyr Scliar de Literatura



2012-02-12

O poeta Ferreira Gullar venceu o 1.º Prêmio  Moacyr Scliar de Literatura por seu livro Em alguma parte alguma (José Olympio). Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Instituto Nacional do Livro e Associação Lígia Averbuck, o prêmio priorizou, na estreia, a poesia.

Em 2012, só livros de conto participam. Gullar ganhou R$ 150 mil e a editora, R$ 30 mil. Uma edição especial será distribuída para bibliotecas públicas do Estado.

Fiquei feliz não só porque é a primeira vez que ele é dado, mas também por ele ter o nome de Moacyr, que era um amigo muito querido, um companheiro fraterno e um grande escritor.

Moacyr Jaime Scliar, nascido em Porto Alegre em 1937, morreu em 2011.

Foi um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Os temas dominantes de sua obra são a realidade social da classe média urbana no Brasil e o judaísmo. Publicou mais de 30 obras entre romances, ensaios, contos e artigos. Tem traduções de seus livros em vários idiomas, entre eles, alemão, francês, espanhol, inglês, italiano, hebraico e sueco.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Editora curitibana aporta em Lisboa

  Fundada em 2014, em Curitiba, Paraná, “com muitas ideias na cabeça e poucos recursos no bolso”, como sublinha ...

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM