Imagem

Ferreira Gullar é o primeiro vencedor do Prêmio Moacyr Scliar de Literatura



2012-02-12

O poeta Ferreira Gullar venceu o 1.º Prêmio  Moacyr Scliar de Literatura por seu livro Em alguma parte alguma (José Olympio). Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Instituto Nacional do Livro e Associação Lígia Averbuck, o prêmio priorizou, na estreia, a poesia.

Em 2012, só livros de conto participam. Gullar ganhou R$ 150 mil e a editora, R$ 30 mil. Uma edição especial será distribuída para bibliotecas públicas do Estado.

Fiquei feliz não só porque é a primeira vez que ele é dado, mas também por ele ter o nome de Moacyr, que era um amigo muito querido, um companheiro fraterno e um grande escritor.

Moacyr Jaime Scliar, nascido em Porto Alegre em 1937, morreu em 2011.

Foi um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Os temas dominantes de sua obra são a realidade social da classe média urbana no Brasil e o judaísmo. Publicou mais de 30 obras entre romances, ensaios, contos e artigos. Tem traduções de seus livros em vários idiomas, entre eles, alemão, francês, espanhol, inglês, italiano, hebraico e sueco.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Escritores criam plataforma para gerar renda e novas interações com leitores

  Como resposta à crise que se abateu sobre o mercado literário com a quarentena no Brasil, um grupo de escritores desenvol ...

Escritores ganham edital de emergência no Brasil

  Lançado pelo Itaú Cultural, o edital de emergência contempla duas categorias: Escrita - prosa ou poesia e  ...

O que acontece quando ninguém está olhando?

  Lançado no fim do ano passado, o LCB diplomatique é um portal literário do LCB (sigla em alemão para C ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2020 REVISTAPESSOA.COM