Imagem

1.º Festival Literário de Macau dá destaque à Lusofonia



2012-01-28

O 1.º Festival Literário de Macau, também apelidado de Rota das Letras, pretende ser um espaço para a partilha de experiências, afirma o organizador Ricardo Pinto.

Cerca de duas dezenas de autores de língua portuguesa participam do evento, incluindo os brasileiros Luís Fernando Veríssimo e Tatiana Salem Levy. De Portugal estarão presentes José Luís Peixoto, José Rodrigues dos Santos, José Rentes de Carvalho, Alice Vieira e Rui Cardoso Martins.

Este evento quer fazer parte regular do calendário de festivais de Macau, contribuindo decisivamente para as desejadas aproximação e cooperação entre a China e o mundo lusófono, através de Macau, sublinhou a organização.

Organizado conjuntamente pelo jornal Ponto final e pela Sociedade de Artes e Letras, o festival inclui ainda debates, `workshops`, uma feira do livro e um tributo ao escritor de Macau Henrique de Senna Fernandes, que morreu em 2010.

Os escritores presentes serão ainda convidados a escrever contos sobre Macau que serão publicados em livro e apresentados em 2013, ano da segunda edição do encontro.

Além da vertente literária, o Festival Literário contará ainda com a exibição de filmes, exposições e shows.

Confirmados estão também dois nomes do universo artístico africano: Yara Costa, autora moçambicana de um documentário sobre os chineses em África, e o artista plástico caboverdiano Mito que, além de um trabalho sobre Arménio Vieira, levará a Macau uma mostra de pintura.

O Instituto Politécnico de Macau, escolhido como pólo principal do evento, é uma das instituições que apoia o encontro, a par da Fundação Macau, Fundação Oriente e de outras entidades privadas.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Cinema de rua, procura-se

  Novo filme de Kleber Mendonça Filho apresentado em Cannes em maio, chegou as salas portuguesas e brasileiras em simultâneo ...

Fusão de arte urbana e literatura faz homenagem à Língua Portuguesa

  Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, o projeto de intervenção urbana Paginá ...

Residência literária em Maputo

  A Câmara Municipal de Lisboa abre inscrições para uma residência literária de uma mês, de 1 ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2023 REVISTAPESSOA.COM