Imagem

Publicado o primeiro Dicionário sobre Luís de Camões



2011-11-27

Ao longo de mil páginas, a obra reúne cerca de 200 artigos com informação atualizada sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões, a respectiva contextualização histórico-literária, os seus problemas filológicos e a influência e a crítica camonianas nos diversos períodos da literatura portuguesa.

O livro inclui ainda artigos sobre a recepção da sua obra nas principais literaturas mundiais, da espanhola à brasileira e à norte-americana.

A obra, o primeiro dicionário dedicado à vida e obra do poeta, resulta de uma maratona editorial de cinco anos, envolveu 69 colaboradores de várias nacionalidade. Sob coordenação de Vítor Aguiar e Silva, Professor Titular e Membro da Academia de Ciência de Lisboa, é publicada pela Caminho.

Para nós portugueses, Camões cria a única mitologia cultural digna desse nome ainda viva e, apesar das aparências, mais viva do que nunca como texto profético da nossa perenidade sempre em instância do naufrágio, escreveu o filosofo português Eduardo Lourenço num ensaio sobre o dicionário, publicado na revista Ler de outubro.

Luís Vaz de Camões é conhecido como o maior poeta português de todos os tempos. Eternizado por Os lusíadas – considerado a epopéia portuguesa por excelência – Camões influenciou gerações de escritores e filósofos, sendo até hoje referência obrigatória para todos os amantes de literatura lusófona.

Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido em 1524-25 não se sabe exatamente onde e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM