Imagem

Publicado o primeiro Dicionário sobre Luís de Camões



2011-11-27

Ao longo de mil páginas, a obra reúne cerca de 200 artigos com informação atualizada sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões, a respectiva contextualização histórico-literária, os seus problemas filológicos e a influência e a crítica camonianas nos diversos períodos da literatura portuguesa.

O livro inclui ainda artigos sobre a recepção da sua obra nas principais literaturas mundiais, da espanhola à brasileira e à norte-americana.

A obra, o primeiro dicionário dedicado à vida e obra do poeta, resulta de uma maratona editorial de cinco anos, envolveu 69 colaboradores de várias nacionalidade. Sob coordenação de Vítor Aguiar e Silva, Professor Titular e Membro da Academia de Ciência de Lisboa, é publicada pela Caminho.

Para nós portugueses, Camões cria a única mitologia cultural digna desse nome ainda viva e, apesar das aparências, mais viva do que nunca como texto profético da nossa perenidade sempre em instância do naufrágio, escreveu o filosofo português Eduardo Lourenço num ensaio sobre o dicionário, publicado na revista Ler de outubro.

Luís Vaz de Camões é conhecido como o maior poeta português de todos os tempos. Eternizado por Os lusíadas – considerado a epopéia portuguesa por excelência – Camões influenciou gerações de escritores e filósofos, sendo até hoje referência obrigatória para todos os amantes de literatura lusófona.

Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido em 1524-25 não se sabe exatamente onde e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Intolerância no Brasil é tema de Seminário Internacional

  O Seminário "Raízes da Intolerância no Brasil" acontece no formato online de16 a 18 de Setembro. Com ...

Série de TV tenta traduzir a palavra saudade

  Dirigida por Paulo Caldas e Bárbara Cunha, a série Saudade procura explorar não só os significado ...

Festival inova formato e reúne poetas de mais de 40 países

De 12 a 21 de março, Leiria reúne poetas, leitores, performers, professores e criadores de diferentes campos artísticos ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2021 REVISTAPESSOA.COM