Ao longo de mil páginas, a obra reúne cerca de 200 artigos com informação atualizada sobre a biografia, a obra lÃrica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões, a respectiva contextualização histórico-literária, os seus problemas filológicos e a influência e a crÃtica camonianas nos diversos perÃodos da literatura portuguesa.
O livro inclui ainda artigos sobre a recepção da sua obra nas principais literaturas mundiais, da espanhola à brasileira e à norte-americana.
A obra, o primeiro dicionário dedicado à vida e obra do poeta, resulta de uma maratona editorial de cinco anos, envolveu 69 colaboradores de várias nacionalidade. Sob coordenação de VÃtor Aguiar e Silva, Professor Titular e Membro da Academia de Ciência de Lisboa, é publicada pela Caminho.
Para nós portugueses, Camões cria a única mitologia cultural digna desse nome ainda viva e, apesar das aparências, mais viva do que nunca como texto profético da nossa perenidade sempre em instância do naufrágio, escreveu o filosofo português Eduardo Lourenço num ensaio sobre o dicionário, publicado na revista Ler de outubro.
LuÃs Vaz de Camões é conhecido como o maior poeta português de todos os tempos. Eternizado por Os lusÃadas – considerado a epopéia portuguesa por excelência – Camões influenciou gerações de escritores e filósofos, sendo até hoje referência obrigatória para todos os amantes de literatura lusófona.
Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, LuÃs Vaz de Camões terá nascido em 1524-25 não se sabe exatamente onde e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa.