Imagem

Poesia no samba e no fado será tema do II Encontro de Escritores da Língua Portuguesa



2011-11-15

O evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro, é realizado pela Prefeitura de Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

O seminário abrirá com uma mesa de discussões sobre o tema Poesia escrita para a Música. A ideia é estimular a reflexão sobre o modo como a poesia é utilizada em letras do samba e do fado, além das tendências contemporâneas da poesia nos distintos universos da lusofonia. A mesa contará com a participação do cantor e compositor brasileiro Gabriel O Pensador.

No segundo dia de programação, o debate será em torno do estado e da evolução da língua portuguesa, com destaque para as discussões em torno de estratégias e mecanismos políticos para a afirmação do idioma comum. O expositor desta mesa será o professor catedrático Carlos Reis, diretor do Instituto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

No último dia, para fechar o encontro, a exposição será feita pelo escritor angolano Manuel Rui, ex-reitor da Universidade de Luanda e ministro do Governo de Angola. O foco do último dia serão os relatos e crónicas de viagens, entendidas como forma de contribuir para o melhor entendimento do outro e também para o auto-conhecimento.

O primeiro encontro de escritores da Língua Portuguesa, realizado no ano passado, contou com cerca de 1.500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral. A expetativa é de que o evento deste ano consiga atrair um número ainda maior de pessoas.

De acordo com os organizadores, este é o primeiro ano que o encontro contará com participantes de todos os países lusófonos, incluindo ainda o território de Macau.

Paralelamente aos debates serão realizadas iniciativas extras como uma Feira do Livro, o lançamento de obras inéditas, tertúlias de poesia, além do encontro de escritores na Universidade do Rio Grande do Norte.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM