Imagem

Fliporto 2011 chega ao fim



2011-11-14

Edio de 2011 da festa literria refora o estatuto da Fliporto como maior evento literrio no nordeste do Brasil. Este ano o homenageado foi o escritor pernambucano Gilberto Freyre. Ao todo, cerca de 46 autores e personalidades ligadas temtica participaram de 20 painis literrios. Toda a programao do evento foi transmitida ao vivo pela TV Fliporto.

Durante os cinco dias do evento passaram por Olinda, em Pernambuco, vrios escritores lusfonos de destaque como o portugus Gonalo M. Tavares, que venceu o Prmio da Associao Portuguesa de Escritores de 2011, e os brasileiros Nelson Motta e Raimundo Carrero. Carreiro, escritor pernambucano e vencedor do Prmio So Paulo de Literatura em 2010, participou de mesa sobre o cotidiano do escritor.

A festa movimentou um total de R$ 10 milhes, sobretudo nos setores hoteleiro, gastronmico e editorial.

Gilberto Freyre, autor de Casa grande e senzala, foi lembrado em diversos momentos durante a programao.

O primeiro a falar foi o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier. Em sua palestra Gilberto Freyre e a Pedagogia os Trpicos, o imortal ressaltou sua convivncia com Gilberto Freyre e revelou que o escritor nunca se interessou em ser aceite pela ABL.

Entre vrias outras palestras sobre Freyre, destacou-se a apresentao do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tomaz Lapa. O foco foi a influncia efetiva da cultura oriental e islmica na cultura brasileira. Freyre Neto explicou que hbitos do brasileiro tm origem em povos orientais. Por exemplo, ir missa com a cabea coberta um costume islmico trazido pelos portugueses para o Brasil.

O tema da Fliporto em 2012 ainda no foi divulgado.



Revista Pessoa
 



Sugest�o de Leitura


Cinema de rua, procura-se

  Novo filme de Kleber Mendonça Filho apresentado em Cannes em maio, chegou as salas portuguesas e brasileiras em simultâneo ...

Fusão de arte urbana e literatura faz homenagem à Língua Portuguesa

  Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, o projeto de intervenção urbana Paginá ...

Residência literária em Maputo

  A Câmara Municipal de Lisboa abre inscrições para uma residência literária de uma mês, de 1 ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2023 REVISTAPESSOA.COM