Imagem

Fliporto 2011 chega ao fim



2011-11-14

Edição de 2011 da festa literária reforça o estatuto da Fliporto como maior evento literário no nordeste do Brasil. Este ano o homenageado foi o escritor pernambucano Gilberto Freyre. Ao todo, cerca de 46 autores e personalidades ligadas à temática participaram de 20 painéis literários. Toda a programação do evento foi transmitida ao vivo pela TV Fliporto.

Durante os cinco dias do evento passaram por Olinda, em Pernambuco, vários escritores lusófonos de destaque como o português Gonçalo M. Tavares, que venceu o Prêmio da Associação Portuguesa de Escritores de 2011, e os brasileiros Nelson Motta e Raimundo Carrero. Carreiro, escritor pernambucano e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010, participou de mesa sobre o cotidiano do escritor.

A festa movimentou um total de R$ 10 milhões, sobretudo nos setores hoteleiro, gastronômico e editorial.

Gilberto Freyre, autor de Casa grande e senzala, foi lembrado em diversos momentos durante a programação.

O primeiro a falar foi o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier. Em sua palestra “Gilberto Freyre e a Pedagogia os Trópicos”, o imortal ressaltou sua convivência com Gilberto Freyre e revelou que o escritor nunca se interessou em ser aceite pela ABL.

Entre várias outras palestras sobre Freyre, destacou-se a apresentação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tomaz Lapa. O foco foi a influência efetiva da cultura oriental e islâmica na cultura brasileira. Freyre Neto explicou que hábitos do brasileiro têm origem em povos orientais. Por exemplo, ir à missa com a cabeça coberta é um costume islâmico trazido pelos portugueses para o Brasil.

O tema da Fliporto em 2012 ainda não foi divulgado.



Revista Pessoa
 



Sugest�o de Leitura


Cinema de rua, procura-se

  Novo filme de Kleber Mendonça Filho apresentado em Cannes em maio, chegou as salas portuguesas e brasileiras em simultâneo ...

Fusão de arte urbana e literatura faz homenagem à Língua Portuguesa

  Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, o projeto de intervenção urbana Paginá ...

Residência literária em Maputo

  A Câmara Municipal de Lisboa abre inscrições para uma residência literária de uma mês, de 1 ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2023 REVISTAPESSOA.COM