Imagem

Andréa del Fuego vence Prémio José Saramago



2011-10-26

Andréa del Fuego (foto), nome artístico de Andréa dos Santos, recebeu o prêmio no valor de 25 mil euros (61 mil reais) de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago e viúva do Nobel da Literatura.

O Prémio Literário José Saramago, que foi instituído pela Fundação Círculo de Leitores e é atribuído de dois em dois anos, distingue uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela, escrita em língua portuguesa, por um escritor com idade não superior a 35 anos, cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país lusófono.

A escritora, natural de São Paulo, tem formação em publicidade, fez produção de cinema e realizou duas curtas-metragens. O seu apelido é uma homenagem à bailarina Luz del Fuego, que dançava nua com uma cobra enrolada ao corpo nos 30 e 40.

Os Malaquias narra uma saga familiar que a própria descreve como “um livro de realismo mágico depurado, sem poesia” e que tem como ponto de partida um raio que cai em cima de uma casa e mata duas pessoas – marido e mulher.

Com oito livros publicados, este é o seu primeiro romance e demorou sete anos a escrever.

Em edições anteriores, receberam o Prêmio José Saramago, Adriana Lisboa, José Luis Peixoto, Gonçalo M. Tavares ou João Tordo.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM