Imagem

Andréa del Fuego vence Prémio José Saramago



2011-10-26

Andréa del Fuego (foto), nome artístico de Andréa dos Santos, recebeu o prêmio no valor de 25 mil euros (61 mil reais) de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago e viúva do Nobel da Literatura.

O Prémio Literário José Saramago, que foi instituído pela Fundação Círculo de Leitores e é atribuído de dois em dois anos, distingue uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela, escrita em língua portuguesa, por um escritor com idade não superior a 35 anos, cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país lusófono.

A escritora, natural de São Paulo, tem formação em publicidade, fez produção de cinema e realizou duas curtas-metragens. O seu apelido é uma homenagem à bailarina Luz del Fuego, que dançava nua com uma cobra enrolada ao corpo nos 30 e 40.

Os Malaquias narra uma saga familiar que a própria descreve como “um livro de realismo mágico depurado, sem poesia” e que tem como ponto de partida um raio que cai em cima de uma casa e mata duas pessoas – marido e mulher.

Com oito livros publicados, este é o seu primeiro romance e demorou sete anos a escrever.

Em edições anteriores, receberam o Prêmio José Saramago, Adriana Lisboa, José Luis Peixoto, Gonçalo M. Tavares ou João Tordo.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Escritores criam plataforma para gerar renda e novas interações com leitores

  Como resposta à crise que se abateu sobre o mercado literário com a quarentena no Brasil, um grupo de escritores desenvol ...

Escritores ganham edital de emergência no Brasil

  Lançado pelo Itaú Cultural, o edital de emergência contempla duas categorias: Escrita - prosa ou poesia e  ...

O que acontece quando ninguém está olhando?

  Lançado no fim do ano passado, o LCB diplomatique é um portal literário do LCB (sigla em alemão para C ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2020 REVISTAPESSOA.COM