Imagem

Colóquio Internacional “Nietzsche, Pessoa e Freud” em Lisboa



2011-01-24

Apesar das diferenas que separam a filosofia nietzschiana, a psicanlise de Freud e a criao literria pessoana, so inmeros ospontos de contato e as afinidades existentes entre Friedrich Nietzsche, Fernando Pessoa e Sigmund Freud. Este o mote de um colquio que acontecer nos dias 3 (Universidade de Lisboa), 4 (Universidade Nova de Lisboa) e 5 (Fundao Calouste Gulbenkian) de maio de 2011.

O evento, que reunir diversos pesquisadores internacionais, permitir conhecer o elo de ligao entre trs dos maiores pensadores europeus dos sculos 19 e 20. Pessoa, que foi leitor e crtico de Nietzsche e de Freud, construiu sua produo artstica animado por conceitos e problemticas presentes no pensamento nietzschiano e freudiano.

A comisso organizadora constituda pelo ensasta portugus Eduardo Loureno e pelos professores Paulo Borges (Universidade de Lisboa) e Jos Martinho (Universidade Lusfona).



Revista Pessoa
 



Sugest�o de Leitura


Cinema de rua, procura-se

  Novo filme de Kleber Mendonça Filho apresentado em Cannes em maio, chegou as salas portuguesas e brasileiras em simultâneo ...

Fusão de arte urbana e literatura faz homenagem à Língua Portuguesa

  Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, o projeto de intervenção urbana Paginá ...

Residência literária em Maputo

  A Câmara Municipal de Lisboa abre inscrições para uma residência literária de uma mês, de 1 ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2023 REVISTAPESSOA.COM