Imagem

Colóquio Internacional “Nietzsche, Pessoa e Freud” em Lisboa



2011-01-24

Apesar das diferenças que separam a filosofia nietzschiana, a psicanálise de Freud e a criação literária pessoana, são inúmeros ospontos de contato e as afinidades existentes entre Friedrich Nietzsche, Fernando Pessoa e Sigmund Freud. Este é o mote de um colóquio que acontecerá nos dias 3 (Universidade de Lisboa), 4 (Universidade Nova de Lisboa) e 5 (Fundação Calouste Gulbenkian) de maio de 2011.

O evento, que reunirá diversos pesquisadores internacionais, permitirá conhecer o elo de ligação entre três dos maiores pensadores europeus dos séculos 19 e 20. Pessoa, que foi leitor e crítico de Nietzsche e de Freud, construiu sua produção artística animado por conceitos e problemáticas presentes no pensamento nietzschiano e freudiano.

A comissão organizadora é constituída pelo ensaísta português Eduardo Lourenço e pelos professores Paulo Borges (Universidade de Lisboa) e José Martinho (Universidade Lusófona).



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM