Imagem

Colóquio Internacional “Nietzsche, Pessoa e Freud” em Lisboa



2011-01-24

Apesar das diferenças que separam a filosofia nietzschiana, a psicanálise de Freud e a criação literária pessoana, são inúmeros ospontos de contato e as afinidades existentes entre Friedrich Nietzsche, Fernando Pessoa e Sigmund Freud. Este é o mote de um colóquio que acontecerá nos dias 3 (Universidade de Lisboa), 4 (Universidade Nova de Lisboa) e 5 (Fundação Calouste Gulbenkian) de maio de 2011.

O evento, que reunirá diversos pesquisadores internacionais, permitirá conhecer o elo de ligação entre três dos maiores pensadores europeus dos séculos 19 e 20. Pessoa, que foi leitor e crítico de Nietzsche e de Freud, construiu sua produção artística animado por conceitos e problemáticas presentes no pensamento nietzschiano e freudiano.

A comissão organizadora é constituída pelo ensaísta português Eduardo Lourenço e pelos professores Paulo Borges (Universidade de Lisboa) e José Martinho (Universidade Lusófona).



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Intolerância no Brasil é tema de Seminário Internacional

  O Seminário "Raízes da Intolerância no Brasil" acontece no formato online de16 a 18 de Setembro. Com ...

Série de TV tenta traduzir a palavra saudade

  Dirigida por Paulo Caldas e Bárbara Cunha, a série Saudade procura explorar não só os significado ...

Festival inova formato e reúne poetas de mais de 40 países

De 12 a 21 de março, Leiria reúne poetas, leitores, performers, professores e criadores de diferentes campos artísticos ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2021 REVISTAPESSOA.COM