Imagem

Paris homenageia António Lobo Antunes



2011-01-14

Começa hoje a primeira de 50 noites dedicadas ao escritor português no teatro MC93, em Paris. A prestigiada instituição vai dedicar os próximos seis meses à obra do autor, com teatro, noites de leitura, instalações, concertos e performances.

O primeiro espetáculo intitulado Etat civil, com encenação de Georges Lavaudant, se baseia numa série de conversas entre Lobo Antunes e Maria Luisa Blanco do jornal espanhol El pais, editadas em 2002. Obras do escritor como Tratado das paixões da alma, Exortação aos crocodilos, O esplendor de Portugal e Auto dos danados serão também levadas aos palcos.

É a maior homenagem de sempre feita na França a um escritor português vivo, declarou a editora francesa de António Lobo Antunes, Dominique Bourgois.

Lobo Antunes tem 24 das suas 29 obras publicadas na França. A 26 de janeiro será editada a tradução de O meu nome é Legião, livro lançado em Portugal em 2007.

António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Participou da guerra colonial, em Angola (de 1971 a 1973), experiência que marca a sua atividade literária. Em 2007 foi distinguido com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa. Em 2008 foram-lhe atribuídas, pelo Ministério da Cultura francês, as insígnias de Comendador da Ordem das Artes e das Letras francesas.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Oceanos anuncia em Lisboa os ganhadores do prêmio em 2018

  Em 2018 o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa consolida o processo de ampliação levado ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...

Escritores participam de debate sobre a Língua Portuguesa

  Em sua segunda edição, o Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na C ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM