Imagem

Documentário ‘Vozes de Moçambique’ encurta a distância entre África e Brasil



2011-01-12

Fruto do trabalho de 6 anos de pesquisa da diretora Yana Campos, o documentário de 17 minutos Vozes de Moçambique - um paralelo com o Brasil constrói uma ponte afetivo-literária entre os dois países de língua portuguesa. A obra contou com depoimentos de vários escritores como Mia Couto, Domi Chirongo, Paulina Chiziane, Sangare Okapi, além do cineasta Ruy Guerra.

A primeira exibição do filme será no dia 14 de janeiro, no Tempo Glauber, no Rio de Janeiro.

Segundo a diretora, um dos caminhos para compreender melhor os moçambicanos é por meio de sua literatura. “Primeiro, me interessei pelo país, e depois, principalmente pela obra do Mia Couto e outros autores que me fizeram entender um pouco mais a situação do país. Minha ideia era tentar transmitir isso para um filme para que outras pessoas no Brasil entendessem melhor a África também”, conta.

O próximo passo é tentar levar o documentário para Moçambique e depois para escolas públicas brasileiras, a fim de divulgar o trabalho vinculado a uma programação de palestras. O intuito é produzir um box de DVDs com curtas sobre a literatura dos cinco países de língua portuguesa na África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

“Surpreendeu-me a influência exercida pelo Brasil em Moçambique. O interessante é que essa proximidade com nossa cultura se repete nos outros países lusófonos. Eles nos conhecem profundamente, mas nós sabemos muito pouco sobre eles, principalmente nos campos da literatura, música e poesia”, observa Yana. “Temos uma dívida grande a ser sanada com a cultura africana e acredito que cada um de nós pode fazer um pouquinho para diminuir a distância entre os povos”.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM