Imagem

Evandro Affonso Ferreira vence prêmio APCA de literatura



2010-12-15

O livro Minha mãe se matou sem dizer adeus (na foto), de Evandro Affonso Ferreira, é o vencedor do Prêmio de Literatura, na categoria de Romance, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Os prêmios destacam os melhores do ano no mundo das artes.

O livro narra, entre outras recordações, a primeira ceia de Natal comemorada após a morte da mãe do autor. À beira dos 80 anos, o narrador descreve os instantes finais de sua existência melancólica, da qual ele diz não ter aprendido nada. É o quinto livro de Evandro Affonso Ferreira, que publicou Grogotó! (Topbooks), Araã!(Hedra), Erefuê, zaratempô! e Catrâmbias! (Editora 34).

Entre os outros premiados pela APCA destacam-se Ideologia e contra ideologia, de Alfredo Bosi (Ensaio/Crítica), Sou eu! e O nervo da noite, de João Gilberto Noll (Infanto-Juvenil), A duração do dia, de Adélia Prado (Poesia), Ficção interrompida, de Diógenes Moura (Contos/Crônicas/Reportagens), Memórias de um historiador de domingo, de Boris Fausto (Biografia) e Paulo César de Souza por Obras completas de Sigmund Freud (Tradução).

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá ao final do primeiro trimestre de 2011, no Teatro SESC Pinheiros, em São Paulo.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


A palavra como reposta ao sofrimento

  O Museu da Língua Portuguesa lança nesta segunda-feira (13/7) o Palavra no Agora. A proposta é estimular ...

Escritores criam plataforma para gerar renda e novas interações com leitores

  Como resposta à crise que se abateu sobre o mercado literário devido à quarentena no Brasil, um grupo de escritore ...

Escritores ganham edital de emergência no Brasil

  Lançado pelo Itaú Cultural, o edital de emergência contempla duas categorias: Escrita - prosa ou poesia e  ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2020 REVISTAPESSOA.COM