Imagem

Homenagem a Clarice Lispector em Lisboa



2010-12-04

O Centro Cultural de Belém em Lisboa homenageia Clarice Lispector, no dia 10 de dezembro, por ocasião dos 90 anos do nascimento da escritora (1920-1977).

A homenagem inclui leitura de textos por Maria Lúcia Lepecki, Filipa Leal e Luísa Cruz. Carlos Mendes de Sousa, professor de literatura brasileira na Universidade do Minho, dará também uma conferência sob o tema “Clarice Lispector: as coisas são sempre vésperas”. Mendes de Sousa publicouClarice Lispector - figuras da escrita, obra com a qual conquistou o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Natural de uma pequena cidade da Ucrânia, Clarice Lispector (na foto) foi para o Brasil com dois anos de idade, acabando por se tornar uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX.

Desde a sua estreia, com Perto do coração selvagem, em 1943, que Clarice marcou uma diferença radical com a sua escrita densa e introspectiva, muito distante das tendências então dominantes na prosa brasileira.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM