Imagem 1490903924.jpg

Fernanda Mira Barros assume direção da Cotovia



2017-01-26

A editora, fundada em 1988, tem papel importante na divulgação de autores brasileiros em Portugal

Depois de 5 meses da morte do editor e fundador da Cotovia, o emblemático André Jorge, Fernanda Mira Barros garante a continuidade da editora com a promessa de manter a linha editorial até aqui seguida e diversificar as estratégias de comunicação da casa. A atual proprietária - licenciada e mestre em estudos germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - fez a quase totalidade da sua vida profissional na Cotovia, de que foi sócia com André Jorge, seu marido. Juntos, editaram mais de mil e quinhentos títulos e foram responsáveis pela divulgação de novos autores, novas traduções dos clássicos, nos gêneros poesia, teatro, ensaio e ficção. Cronista de mão cheia, Fernanda também assina uma coluna na revista Pessoa.

Conhecida pelos seus projetos exigentes, a Cotovia fez uma grande aposta na literatura Brasileira, publicando, por exemplo, nomes como Graciliano Ramos, Nelson Rodrigues, Samuel Rawet, Adélia Prado, Raduan Nassar, Bernardo Carvalho, Carlito Azevedo e Nuno Ramos, em duas coleções que são referência no mercado editorial português: Curso Breve de Literatura Brasileira, mais voltada para os clássicos, e Sabiá, a mais importante coleção de literatura brasileira contemporânea em Portugal.

A editora inicia a nova fase anunciando a publicação de pelo menos seis novos títulos no primeiro semestre, entre eles o novo romance de Jacinto Lucas Pires, e a programação de pequenos eventos da própria editora na Livraria, localizada numa região tradicional de Lisboa, entre o Chiado e o Bairro alto.
 

 

 

 



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Residência literária em Maputo

  A Câmara Municipal de Lisboa abre inscrições para uma residência literária de uma mês, de 1 ...

Eutopia celebra a arte e a arquitetura em lugar inusitado

  Acomodado nas margens da Lagoa de Óbidos, o complexo turístico Bom Sucesso Resort vai receber a primeira ediç ...

O dia do Bruxo do Cosme Velho

  Retomar a tradição iniciada por Rui Barbosa, que em 1909 reuniu inúmeros escritores na porta da casa de Machado de ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2023 REVISTAPESSOA.COM