Imagem 1496068420.jpg

Escritores de volta à Universidade

Foto: Divulgação



2017-05-29

Andrea Del Fuego e Estevão Azevedo abrem o projeto Ficcionais, na USP, no dia 31 de maio

 

A Universidade de São Paulo (USP) promove Ficcionais - uma série de encontros com novos autores que ganharam destaque em prêmios literários em anos recentes. Dentre eles, alguns ligados à USP e ao mundo acadêmico. Para os dois primeiros encontros, quatro autores confirmaram presença: Estevão Azevedo (USP) e Andrea Del Fuego (USP), Antônio Xerxenesky (USP) e Sheyla Smanioto (Unicamp).

A ideia é fortalecer o interesse dos alunos de graduação em Letras pela literatura contemporânea, além de divulgar a produção de nomes importantes do cenário literário brasileiro atual.

A cada encontro, dois escritores convidados vão participar de um bate-papo com mediação de Paula Fábrio. A escritora, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2013 na categoria autor estreante com mais de 40 anos, com seu romance Desnorteio, é uma das organizadoras responsáveis pelo projeto, ao lado de Penélope E. A. Salles, sob coordenação geral de Fabiana Carelli. Entre os temas abordados, a experiência como autor, a produção literária, o processo criativo, os desafios e aprendizados ao longo de suas trajetórias.

 

 

Primeira mesa – dia 31 de maio

Andrea del Fuego: escritora brasileira de romances, contos e livros juvenis. Autora da trilogia de contos  Minto enquanto posso, Nego tudo e Engano seu, dos juvenis Sociedade da Caveira de Cristal, Quase caio e Irmãs de pelúcia. Ganhou o prêmio Literatura Para Todos do Ministério da Educação com a novela Sofia, o cobrador e o motorista. Integra as antologias: Geração Zero Zero, Popcorn Unterm Zuckerhut (Alemanha), Other Carnivals: New Stories (Inglaterra), Brésil 25 (França), Histórias femininas, entre outras. Seu primeiro romance, Os Malaquias, foi lançado em 2010 e ganhou o Prémio José Saramago no ano seguinte. Seu último romance, As Miniaturas, foi publicado na Argentina e na França. Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é autora de romances, contos e livros juvenis.

Estevão Azevedo: escritor e editor brasileiro. Publicou a coletânea de contos "O terceiro dia" (2004) e "O som de nada acontecendo" (Edições K, 2005) e um conto publicado na coletânea de escritores brasileiros "Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische Literatur", que saiu na Alemanha em 2013.  Também teve publicado os romances "Nunca o nome do menino" (Terceiro Nome, 2008 e Editora Record, 2016) que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 e "Tempo de espalhar pedras" (CosacNaify, 2014), eleito o romance do ano pelo Prêmio São Paulo de Literatura de 2015 e traduzido para o italiano (Caravan Edizioni, 2016). Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Literatura Brasileira na mesma universidade.

 

Horário

18h – 19h30

Local

Prédio de Letras - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - SP. Sala 260

 

 



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM