Imagem 1506447807.jpg

Aprendendo com Kassel

Imagem: Mounira Al Solh, works from I Strongly Believe in Our Right to Be Frivolous, 2012–17, graphite on paper
, Kassel, documenta 14, photo: Fred Dott



2017-10-01

Se a arte é a sobremesa de quem janta o mundo, então a Documenta é a mais apetitosa das espuminhas coloridas que decoram o prato.

 

Presente de grego

No penúltimo fim-de-semana antes do encerramento da Documenta, Kassel estava cheia. Ruas abarrotadas de gente consultando mapas com a localização das trinta e cinco atrações espalhadas pela cidade. Filas para entrar no Fridericianum, na Neue Galerie, na Neue Neue Galerie (Neue Hauptpost), na Documenta Halle. Com estas três frases, os leitores já se dividiram em dois tipos. Os que possuem qualquer relação com o mundo da arte contemporânea tiveram seu interesse despertado. Os outros podem estar se perguntando que raios é essa tal de Documenta. Para quem pertence ao primeiro grupo, é difícil conceber que exista o segundo. Porém (pasmem, aficionados da arte), a vasta maioria das pessoas nunca ouviu falar no evento que, de cinco em cinco anos, agita o meio artístico mundial e, junto com a Bienal de Veneza, constitui o ápice do sistema de reconhecimento e consagração de artistas hoje. Em sua 14ª edição, ao longo de cem dias, a Documenta reuniu obras de centenas de artistas, atraiu cerca de novecentos mil visitantes e movimentou...

Continuar lendo

AINDA NÃO TEM PLANO? SELECIONE:

MICROPAGAMENTO

R$0,99

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.

ASSINATURA

DESDE R$12,90

PARA TODO O CONTEÚDO DA REVISTA



  1. - Prioridade na participação de eventos organizados
  2. - Descontos em títulos lançados pela Pessoa
  3. - Envio de newsletter com os destaques da edição

MICROPAGAMENTO

R$0,99

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.

ASSINATURA

DESDE R$12,90

PARA TODO O CONTEÚDO DA REVISTA





  1. - Prioridade na participação de eventos organizados
  2. - Descontos em títulos lançados pela Pessoa
  3. - Envio de newsletter com os destaques da edição
  1. As assinaturas e os micropagamentos são necessários para manter a Revista Pessoa

  2. Precisa de ajuda ou mais informação?
  3. Entre em contato:
  4. revistapessoa@revistapessoa.com


Rafael Cardoso

É escritor e historiador da arte, PhD pelo Courtauld Institute of Art (Londres). Seu livro mais recente é O Remanescente, publicado em 2016 pela Companhia das Letras e traduzido para alemão (S. Fischer) e holandês (Nieuw Amsterdam). É autor de mais três livros de ficção e co-roteirista do longa-metragem Maresia (dir. Marcos Guttmann, 2016). É também autor de diversos livros sobre história da arte e do design no Brasil, incluindo Design para um mundo complexo (Cosac Naify, 2012). Atua ainda como curador independente, responsável, entre outras, pelas exposições Do Valongo à Favela: Imaginário e periferia (Museu de Arte do Rio, 2014). E colaborador do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mora atualmente em Berlim. Fotografado por Patricia Breves.




Artigos Relacionados


Vamos abolir 2018

  Chegou às minhas mãos esse texto do lobista alemão Ernst Lügner. Circulado de modo restrito entre empres&aacu ...

O Brasil solta o Frota interior

  Confesso que cheguei a nutrir uma admiração atravessada pelo Alexandre Frota. Antes que me apedrejem, apresso-me em quali ...

Erros monumentais

  Monumentos que caem Para quem conhece bem o sul dos Estados Unidos, as cenas recentes de iconoclasmo ocorridas na cidade de Durham, ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2017 REVISTAPESSOA.COM