Imagem 1511445625.jpg

Indígenas lançam livro sobre suas histórias e tradições

Divulgação



2017-11-23

O livro Kuwamutü que criou o mundo e outras histórias do povo Mehinaku será lançado no dia 28 de novembro no Itaú Cultural.

 

O volume faz parte do projeto Histórias da Tradição, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016 e realizado pela Ikore. 

Quem assina a autoria da obra é a própria comunidade indígena, que também fez as ilustrações reproduzidas no miolo e em pôster colorido encartado no livro. A organização é da jornalista Angela Pappiani e da cientista social Inimá P. Lacerda, do povo Krenak. Elas estarão presentes no lançamento para uma conversa com o público e três representantes do grupo Mehinaku, da aldeia Uyaipiuku: Maykute Mehinaku, Kumaiú Mehinaku e Aparitá Mehinaku.

No dia do lançamento será apresentado ao público um website com fotografias, desenhos, textos, depoimentos, áudios e vídeos originais das histórias, no idioma nativo. “É uma maneira de garantir que esse patrimônio esteja disponível para que as comunidades o utilizem na construção de outros materiais educativos e culturais”, explicam as organizadoras. O evento ainda conta com a narração das histórias em português pelos contadores Cristiana Ceschi e Cristiano Meirelles.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 10 meses de trabalho com a aldeia Uyaipiuku, do povo Mehinaku, às margens do Rio Kurisevo, formador do Xingu. O processo envolveu a capacitação da equipe da aldeia para a documentação das narrativas, contou com a participação dos anciãos, homens e mulheres, narradores tradicionais, professores e alunos da escola indígena nas traduções e ilustrações. A comunidade toda participou, de alguma forma, em todas as atividades, e selecionou - entre as mais de 30 histórias registradas em áudio e vídeo - onze histórias que melhor revelam os fundamentos da tradição. Na versão para o português, foram preservados o estilo do narrador, o ritmo e a essência das narrativas. 

 

 

SERVIÇO:

Projeto Histórias da Tradição
Lançamento do livro Kuwamutü que criou o mundo e outras histórias do povo Mehinaku
Autoria: Povo Mehinaku da Aldeia Uyaipiuku
Organizadoras: Angela Pappiani e Inimá P. Lacerda
Editora: Ikore

Lançamento: Dia 28 de novembro, às 19h
Classificação indicativa: livre
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149

 

 

 



Revista Pessoa
 



Artigos Relacionados


Lançamento de

  Saga de um Mundo Despedaçado: Depois do Fim (Edições SM) é o segundo livro da série de fantasia ...

Editora brasileira reforça intercâmbio com Portugal

  A Série Lusofonia pretende apresentar escritores de língua portuguesa contemporâneos, ainda não publica ...

Conexão Paris - São Bernardo do Campo

  A programação de férias começa no dia 7, a partir das 19h, com bate-papo entre escritores como Ma ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2017 REVISTAPESSOA.COM