Imagem 1537875665.jpg

Museu da Língua Portuguesa desembarca em Lisboa

Foto: exposição em Paraty. Foto Rafael Imunes



2018-09-24

Exposição que retrata a história e a diversidade do idioma chega a Portugal com ampla programação cultural depois de passar por países da África e pelo Brasil 

O Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução em São Paulo, no Brasil, leva a exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” ao MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. A abertura é no dia 6 de outubro. Com a proposta de dialogar com os falantes da língua portuguesa no mundo, a exposição vem percorrendo vários países: desde maio, já foi exibida em Cabo Verde, Angola e Moçambique – e também foi montada no Brasil, na 16ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.

A Mostra faz um passeio pelos cinco continentes onde há a presença da língua portuguesa, aborda o contato com outros idiomas e a sua importância na formação cultural brasileira. O conteúdo contou com consultoria do compositor, escritor e professor de Literatura brasileiro José Miguel Wisnik e da socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz.

 

Programação

Dois audiovisuais apresentam o acervo do Museu da Língua Portuguesa. A Praça da Língua reproduz a experiência-símbolo do Museu, uma instalação imersiva na criação artística em língua portuguesa, que formam um mosaico de músicas, poesias, trechos de obras literárias e depoimentos. A área "Música e Culinária", por sua vez, trata da relação entre língua, identidades e culturas. A exposição ainda acompanha a expansão do idioma a partir dos roteiros da navegação portuguesa: no título, a referência aos “nós” da navegação, aos “nós” de união entre os falantes e também aos “nós” dos processos históricos da lusofonia.

Já no espaço chamado Cápsula, o visitante é convidado a gravar em vídeo seu depoimento sobre sua relação com o idioma: os testemunhos passarão a fazer parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, cujas obras de reconstrução terminam em dezembro de 2019. O Museu, que em que em quase 10 anos de funcionamento recebeu 4 milhões de visitantes, foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015.

Uma programação cultural diversa e exclusiva é organizada para cada país por onde a exposição passa. No MAAT, com curadoria de Mirna Queiroz, editora da revista Pessoa, serão promovidas mesas literárias, oficinas, sessões de filmes e apresentações de livros de autores contemporâneos de língua portuguesa. Consulte aqui a programação completa.

“A Língua Portuguesa em Nós” em Lisboa é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa, com organização da EDP, da Fundação EDP e apoio do Ministério da Cultura Portuguesa, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, do Instituto Camões, da Embaixada do Brasil em Lisboa e da CPLP.

 

Serviço:

A Língua Portuguesa em Nós

De 6 a 21 de outubro de 2018
MAAT, edifício da Central Tejo
Av. Brasília, Lisboa



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Revista Pessoa lança edição especial em árabe

  Depois de lançar uma antologia em francês no Salão do Livro de Paris e em inglês no Boston Book festival, em ...

Oceanos promove encontros entre escritores, pesquisadores e estudantes

Com a proposta de contribuir para a discussão crítica em torno da produção literária contemporânea, apro ...

Língua portuguesa em debate

O 2º Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação vai reunir, nos dia ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2018 REVISTAPESSOA.COM