Imagem 1541007976.jpg

do exílio 2 – os usos da língua

Claude Monet: La Gare Saint-Lazare, 1877, óleo sobre tela, Museu d'Orsay, Paris



2018-11-01

a grafia correta é uma ideia longínqua que vai desaparecendo. leio apenas na língua daqui. e nem essa ou a já distante parecem poder me segurar suficientemente, até agora. volto a sonhar apenas com gestos [ninguém diz nada num pesadelo. nele só se age] e com os meus antepassados mortos. minha mãe. minha avó paterna. pergunto-me porque só as mulheres. e ainda qual relação haverá entre essa quantidade angustiante de pesadelos com esse desterro da língua mãe. mesmo que já tenham derrubado, e creio, essa noção caduca, o exílio impõe também isso. isso. isso. e isso.

 

 

como colocar
a orelha no contorno do olho
a retina no tímpano
dentro entre os dentes
e o de fora dentro?

LUCA, Guérasim.

 

 

já não escrevo como quem sente a língua. um ritmo mais seco se interpõe. logo eu que só escrevo ritmos. e pontos. suspensões, escansões. estou entrando numa espécie de afonia. feita que sou de caracteres e de separações. por detrás desse clima começa o frio. e um suor interno. a sensação é a de que um nada passa. passa. paaasssaaa.

não estou falando do tempo. tento me evadir através dele. como os tímidos que não sabem o que...

Continuar lendo

AINDA NÃO TEM PLANO? SELECIONE:

MICROPAGAMENTO

R$ 6.80

ou

€ 1,10

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.


MICROPAGAMENTO

R$ 6.80

ou

€ 1,10

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.


  1. As assinaturas e os micropagamentos são necessários para manter a Revista Pessoa

  2. Precisa de ajuda ou mais informação?
  3. Entre em contato:
  4. revistapessoa@revistapessoa.com


Ana Kiffer

É Professora da Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, Cientista do Estado pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade no CNPq. Curadora convidada da Bienal de SP 2021. É escritora, com livros como Tiráspola e Desaparecimentos, Editora Garupa, 2016, A punhalada, 7Letras, 2016, Todo Mar, Urutau, 2018; colunista da Revista Literária Pessoa, pesquisadora da obra do escritor francês Antonin Artaud, vem desenvolvendo há muitos anos uma investigação sobre os diversos modos de relação entre os corpos e a escrita. Autora do livro Antonin Artaud, EDUERJ, 2016, e com Gabriel Giorgi Ódios Políticos e Politica do Ódio, RJ: Bazar do Tempo, 2019 e Las Vueltas del ódio, BA: Eterna Cadência, 2020. Organizadora do livro A Perda de Si – cartas de A. Artaud, Rocco, 2017; e das coletâneas Sobre o Corpo 7Letras, 2016, Expansões Contemporâneasliteratura e outras formas, com Florência Garramuno, UFMG, 2014, entre outros artigos e ensaios.  Fotografada por Aline Macedo.




Sugestão de Leitura


Escrever desde o Sul. 9

  com o coração na garganta   a gente lembra com a perna o quanto o tempo parou "Vingar", de Da ...

escrever desde o Sul. 8

  nunca conheci o meu avô paterno. Sebastiao Kiffer, o Coca. meu pai, que cada vez mais vem se lembrando da sua infânci ...

escrever desde o Sul. 7

  quando se perde um amor, ou a ideia de um amor, ou um possível amor, ou uma possibilidade quiçá de que isso seria ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2021 REVISTAPESSOA.COM