Imagem 1542369134.jpg

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

Na foto: Paul Beatty e Caroline Rodrigues



2018-11-15

No evento será lançada antologia bilíngue que celebra os 2 anos de parceria entre a Revista Pessoa e Words Without Borders e reúne obra de 16 autores, entre brasileiros, portugueses e moçambicanos

 

John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a Estevão Azevedo, Carol Rodrigues, Alexandre Vidal Porto, Isabel Lucas e Roberto Taddei nos dias 16 e 17 de novembro na livraria Book Culture e no Lenfest Center for the Arts, em Nova Iorque. Mais informações sobre os participantes podem ser encontradas aqui.

Com esses encontros, nos quais temas que atravessam as obras desses autores serão discutidos a partir de leituras detidas, o Festival pretende elevar o reconhecimento da literatura de língua portuguesa no mercado editorial anglófono, mostrando que seus artífices têm muito a contribuir com uma conversa literária mais ampla, sem fronteiras.

“Uma das características mais marcantes e importantes deste festival é que estamos criando laços entre a obra de escritores do mundo lusófono e a de escritores norte-americanos, visando inserir a literatura brasileira num verdadeiro contexto internacional, aqui numa das capitais culturais mais importantes do mundo. Para a gente, esta questão é fundamental, porque a maioria dos festivais, seja nos EUA ou em outro lugar, tende a apresentar somente escritores de um determinado país/lugar sem incluí-los nos diálogos e debates literários locais já em existência", explica um dos organizadores, o editor, tradutor e curador Eric M.B. Becker.

O ambiente político, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, não poderia ser menos favorável para esse tipo de iniciativa cultural, o que a torna ainda mais necessária.

Para Mirna Queiroz, editora da revista Pessoa, co-organizadora do Festival, “o período de franco anti-intelectualismo e de rebaixamento da cultura no Brasil – em que paira a ameaça de banimento a quem trabalha com pensamento crítico - exige ações de interlocução com agentes culturais do mundo todo para mostrar o nosso valor, a força da nossa ficção, crônica e poesia. A política, pelo viés literário, reverberá sem dúvida no debate”

“Estamos redobrando nossa fé de que, através da literatura, podemos nos conhecer melhor uns aos outros”, conclui Eric.

No festival será lançada uma antologia bilíngue que celebra os dois anos de parceria entre a Revista Pessoa e Words Without Borders - WWB reunindo obrascontempladas anteriormente por esses dois veículos de 16 autores, entre brasileiros, portugueses e moçambicanos: Alexandre Vidal Porto, Ana Kiffer, Ana Martins Marques, Armando Freitas Filho, Caroline Rodrigues, Djaimilia Pereira Almeida, Estevão Azevedo, Ismar Tirelli Neto, João Luís Barreto Guimarães, Lucílio Manjate, Maria Valeria Rezende, Paulo Henriques Britto, Ricardo Adolfo, Sheyla Smanioto, Victor Heringer e Vilma Arêas.

A parceria prevê a publicação em bases regulares na revista norte-americana de textos apresentados originalmente na Pessoa. Em contrapartida, a Pessoa também publica texto de autores da WWB para dar a conhecer aos seus leitores os escritores que estão despontando na literatura contemporânea mundial.

Este é o quinto evento da revista Pessoa de difusão da literatura brasileira no exterior. A revista já levou escritores a Lisboa, Bruxelas, Paris e Boston e em 2019 fará a sua primeira incursão no mundo árabe.

 

Confira a programação abaixo ou no site do Festival.

 

16 de novembro

Book Culture - 536 West 112th St - New York, NY 10025

 

Um Guia Literário para a América de Trump: A Viagem de Isabel Lucas ao Coração do Sonho Americano  - 18h

A jornalista portuguesa Isabel Lucas entrevistou alguns dos maiores nomes da literatura: Jonathan Franzen, Daniel Mendelsohn, Salman Rushdie e Chimimanda Ngozi Adiche. Em viagem ao coração do sonho americano: América pelo livro - um livro de vários gêneros combinando crítica literária e reportagem - ela volta sua atenção para a América de Donald Trump e o que grandes nomes literários americanos como Philip Roth, Saul Bellow e outros podem dizer nós sobre a ascensão do 45º presidente da América. Moderado por Eric M. B. Becker.

 

"Cartas de um sedutor": John Keene fala sobre a tradução da obra de Hilda Hilst e a influência do Brasil em seu próprio trabalho - 19h

O recém-cunhado MacArthur Genius, John Keene, discute seu trabalho traduzindo Hilda Hilst, a quem o Festival Pessoa 2018 presta homenagem. As Cartas de um Sedutor de Hilst são uma obra que descreve a vida cotidiana de Karl, um homem rico, erudito e amoral que busca uma resposta à sua incompreensão da vida através do sexo. Karl escreve e envia vinte cartas provocativas para Cordelia, sua irmã casta. O texto das cartas se entrelaça com a vida do poeta Stamatius, que encontra as cartas de Karl no lixo. Moderado por Anderson Tepper.

 

17 de novembro

Lenfest Center for the Arts | Universidade de Columbia - 615 W 129th St

 

Novas escritas no Brasil - 18h 

Esta noite celebra a parceria da Escola de Artes da Universidade de Columbia com o Instituto Vera Cruz em São Paulo, Brasil, como parte da troca de tradução do Word for Word. Em colaboração com as revistas Words Without Borders e Pessoa, bem como os Centros Globais da Columbia | Rio de Janeiro, a Escola de Artes apresenta uma série de escritores que visitam o Brasil em conversas com escritores do Programa de Escrita da Columbia.

 

Escrevendo o Lugar - 18h15

Quatro escritores do Brasil e dos Estados Unidos discutem a evocação de tempo e lugar nessa conversa moderada por Rivka Galchen.

Com Estevão Azevedo, Paul Beatty, SoA, Alexandre Vidal Porto e Roberto Taddei. Moderação: Rivka Galchen.

 

Escrevendo o Nosso Tempo - 19h15

Escritores do Brasil e dos Estados Unidos falam sobre a importância da escrita como testemunha e um desafio aos nossos tempos nessa conversa moderada por Susan Bernofsky.

Com Leslie Jamison, SoA, Ismar Tirelli Neto e Carol Rodrigues. Moderação: Susan Bernofsky



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Oceanos anuncia em Lisboa os ganhadores do prêmio em 2018

  Em 2018 o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa consolida o processo de ampliação levado ...

Escritores participam de debate sobre a Língua Portuguesa

  Em sua segunda edição, o Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na C ...

Revista Pessoa lança edição especial em árabe

  Depois de lançar uma antologia em francês no Salão do Livro de Paris e em inglês no Boston Book festival, em ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2018 REVISTAPESSOA.COM