Imagem 1543845818.jpg

Oceanos anuncia em Lisboa os ganhadores do prêmio em 2018

Na foto: Marília Garcia, uma das 10 finalistas do Oceanos 2018



2018-12-01

É a primeira vez, desde a internacionalização do prêmio, que a reunião do Júri Final e a cerimônia na qual serão conhecidos os quatros livros ganhadores acontece fora do Brasil. O anúncio acontece no Palácio da Ajuda, em Lisboa, no dia 7 de dezembro.

 

Em 2018 o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa consolida o processo de ampliação levado a cabo em 2017, quando o prêmio passou a contar com um júri internacional e a contemplar obras publicadas originalmente em português em qualquer país – tanto aqueles em que o idioma é reconhecido como língua oficial quanto nos demais países.

Neste ano, a votação final e o anúncio dos livros vencedores acontecem na capital de Portugal, no Palácio da Ajuda, dia 7, sexta-feira, das 17h às 19h, (horário de Lisboa; das 15h às 17h, no Brasil), com transmissão ao vivo pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.brEntre os concorrentes estão os livros A noite da espera, de Milton Hatoum ;A noite imóvel, de Luís Quintais; Anjo noturno, de Sérgio Sant'Anna; Antiboi, de Ricardo Aleixo ,As pessoas do drama, de H. G. Cancela; Câmera lenta, de Marília Garcia; Hoje estarás comigo no paraíso, de Bruno Vieira Amaral; O deus restante, de Luis Carlos Patraquim; Pai, pai, de João Silvério Trevisan  e Vácuos; de Mbate Pedro.

A decisão de realizar a votação dos finalistas e o anúncio do resultadoem Portugal se deu a convite do Ministério da Cultura daquele país. "Ela reforça a proposta do Oceanos de promover o intercâmbio da literatura em língua portuguesa, aumentar a abrangência e a repercussão do prêmio no mundo", segundo os seus organziadores.

Participam da cerimônia o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, além dos curadores do prêmio e dos jurados de Angola, Brasil e Portugal Brasil que elegerão os ganhadores da edição de 2018 do Oceanos.

O Oceanos tem patrocínio do Banco Itaú, da CPFL Energia, do Instituto CPFL e do governo de Portugal, este por meio do Fundo de Fomento Cultural Português.  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...

Escritores participam de debate sobre a Língua Portuguesa

  Em sua segunda edição, o Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na C ...

Revista Pessoa lança edição especial em árabe

  Depois de lançar uma antologia em francês no Salão do Livro de Paris e em inglês no Boston Book festival, em ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2018 REVISTAPESSOA.COM