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das afecções.2 - demência

Foto: Forte São José, parte integrante da Fortaleza de São João, Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)



2019-09-06

e mesmo hoje, mijado na garagem do meu edifício, numa grande rua desta cidade, buscando ir para minha casa sem saber que em parte nela já estou e que em parte dela já havia saído há muitos anos, e que nunca mais a encontraria, doeu no meu coração. devo ter mijado também de dor. além de solidão. e de já não saber mais a todo tempo quem sou. nem onde estou. vivemos muito tempo de desamor. vivemos tempos de desamor. todos nós. vivemos tempos de desamor

 

pergunto-me como cheguei aqui, aonde estava vivendo, a cueca molhada e a estrada de terra que não via mais, em meio à garagem suburbana, aos carros, às sirenes, aos ruídos estridentes da cidade, eu que buscava só a minha casa, vindo de uma noite passada com meus pais, meus avós, todos os meus antepassados mais próximos em minha cama, sim ela também estava, a minha mulher, morta faz sete anos. continuava fazendo cara feia. o desamor é feio. vivemos muito tempo de desamor. vivemos tempos de desamor. todos nós. vivemos tempos de desamor.

hoje tenho só oitenta e três. não sei...

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Ana Kiffer

É Professora da Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, Cientista do Estado pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade no CNPq. Curadora convidada da Bienal de SP 2021. É escritora, autora dos livros Tiráspola e Desaparecimentos, Editora Garupa, 2016, A punhalada, 7Letras, 2016, Todo Mar, Urutau, 2018; colunista da Revista Literária Pessoa, pesquisadora da obra do escritor francês Antonin Artaud, vem desenvolvendo há muitos anos uma investigação sobre os diversos modos de relação entre os corpos e a escrita. Autora do livro Antonin Artaud, EDUERJ, 2016, e com Gabriel Giorgi, Ódios Políticos e Politica do Ódio, RJ: Bazar do Tempo, 2019 e Las Vueltas del ódio, BA: Eterna Cadência, 2020. Organizadora do livro A Perda de Si – cartas de A. Artaud, Rocco, 2017; e das coletâneas: Sobre o Corpo, 7Letras, 2016, Expansões Contemporâneas: literatura e outras formas, com Florência Garramuno, UFMG, 2014, entre outros artigos e ensaios.  Foi curadora, em 2020, da exposição Corte/Relação dos cadernos de Antonin Artaud e de Édouard Glissant. Para a 34ª Bienal de São Paulo. Em 2021, estreou seu primeiro romance O Canto Dela, pela editora Patuá. Fotografada por Dani Neves.




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