Imagem 4m9711632016121343cE9OS.jpg

‘Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens’



2015-07-06

Foi lançada dia 3 de Julho uma campanha de crowdfunding (financiamento colectivo) com o objetivo de viabilizar a publicação de Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens, da autoria da jornalista e antropóloga Gláucia Nogueira, brasileira residente em Cabo Verde há vários anos.

O dicionário contém mais de 900 personagens ligados às práticas musicais dos cabo-verdianos, tanto os que vivem em Cabo Verde como os que estão na emigração, e abrange um período que vai de meados do século XIX até o presente.

Inclui artistas de todos os estilos, desde a música dita “de raiz” até às produções mais cosmopolitas e contemporâneas. Isso porque a música produzida pelos cabo-verdianos e seus descendentes é bastante ecléctica. As obras produzidas nesse contexto (discografia, composições, etc.) constituem um património musical que reflecte diferentes momentos sociopolíticos e da história da música popular mundial nos últimos 150 anos.

Os personagens retratados são compositores, cantores, grupos, professores, regentes de bandas, produtores e luthiers, incluídos tanto os nomes consagrados como alguns de expressão apenas local ou regional. E ainda aqueles que já figuram apenas na memória dos cabo-verdianos.

Esse levantamento e a elaboração das biografias tiveram como base uma profunda e extensa pesquisa bibliográfica, em particular em arquivos de jornais de todo o período abrangido; pesquisa em coleções de discos, na rádio estatal de Cabo Verde, sebos e particulares; e em uma enorme quantidade de entrevistas feitas aos personagens ou pessoas com informações sobre eles. Ao mesmo tempo, a autora ia fotografando e obtendo fotos de arquivo dos personagens.

Um trabalho que levou mais de 15 anos a ser feito, em todo o arquipélago de Cabo Verde e em vários países.

Ao longo de todo esse período, a autora dividiu-se entre este trabalho e as suas atividades profissionais. Nesse caminho, acabou por publicar, antes do dicionário, que considera ser a sua obra principal, outros três livros: O Tempo de B.Leza - Documentos e memórias (2006), sobre o compositor cabo-verdiano Francisco Xavier da Cruz; Notícias que fazem a História - A música de Cabo Verde pela imprensa ao longo do século XX (2007), um conjunto de textos sobre a cultura cabo-verdiana e a música em particular; e Batuku de Cabo Verde - Percurso histórico-musical (2015), resultado da sua dissertação de mestrado em Património e Desenvolvimento. Outra obra sua ainda inédita é B.Léza, um africano que amava o Brasil, vencedor na edição de 2007, na categoria Biografia, do concurso Literatura para Todos, do Ministério da Educação (Brasil).

Cabo Verde & a Música - Dicionário de Personagens, que deverá ter cerca de 800 páginas, está pronto para ser publicado desde 2013, mas dificuldades em encontrar patrocínios (face aos custos, devido ao número de páginas) levaram autora a optar por uma pequena tiragem (300 exemplares) e recorrer ao financiamento colectivo para viabilizar a sua edição.

A campanha acontece através do site português www.ppl.pt e o objectivo é conseguir arrecadar 4.000 euros para pagar os custos de impressão. Se tudo der certo, o lançamento do dicionário será ainda em 2015, segundo a autora. Para visitar a campanha e apoiar, clique aqui: http://ppl.com.pt/pt/prj/cabo-verde-e-a-musica.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Editora curitibana aporta em Lisboa

  Fundada em 2014, em Curitiba, Paraná, “com muitas ideias na cabeça e poucos recursos no bolso”, como sublinha ...

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM