Imagem 1604574852.jpg

Uma viagem à Amazónia antes e depois da pandemia

Imagens: do acervo do autor



2020-11-05

Este excerto de A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital, de João Pedro Cachopo, centra-se no espectáculo The Encounter de Simon McBurney. Recorrendo a um conjunto de técnicas de captação, manipulação e reprodução de som, The Encounter evoca a viagem do fotógrafo norte-americano Loren McIntyre à floresta amazónica em 1969 e constitui um exemplo eloquente de como o uso da mais complexa tecnologia se pode cruzar com preocupações ecológicas, levantando questões relativas ao sentido da viagem, do tempo e da comunidade. The Encounter estreou em Londres em 2015, tendo um vídeo de uma das suas apresentações sido disponibilizado on-line, no contexto de uma colaboração entre a Companhia Complicité e o Festival de Aix-en-Provence, em Maio de 2020. O livro de Cachopo virá a lume pela Documenta no final de Novembro de 2020.

 

O encenador inglês Simon McBurney deveria ter encenado Wozzeck de Alban Berg no Festival de Aix-en-Provence em 2020. Tendo esta produção sido adiada para 2021, a organização do Festival disponibilizou, durante o mês de Maio, a gravação de um seu trabalho anterior com a sua companhia de teatro Complicité. Trata-se de The Encounter, um espectáculo teatral e multimédia estreado em Londres em 2015 []. Como McBurney refere, no depoimento introdutório que gravou já em quarentena e que antecede o vídeo do espectáculo propriamente dito, há uma inquietante afinidade entre The Encounter e os tempos...

Continuar lendo

AINDA NÃO TEM PLANO? SELECIONE:

MICROPAGAMENTO

R$ 3.50

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.


ASSINATURA

DESDE R$ 39.00

PARA TODO O CONTEÚDO DA REVISTA



  1. - Prioridade na participação de eventos organizados
  2. - Descontos em títulos lançados pela Pessoa
  3. - Envio de newsletter com os destaques da edição

MICROPAGAMENTO

R$ 3.50

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.


ASSINATURA

DESDE R$ 39.00

PARA TODO O CONTEÚDO DA REVISTA





  1. - Prioridade na participação de eventos organizados
  2. - Descontos em títulos lançados pela Pessoa
  3. - Envio de newsletter com os destaques da edição
  1. As assinaturas e os micropagamentos são necessários para manter a Revista Pessoa

  2. Precisa de ajuda ou mais informação?
  3. Entre em contato:
  4. revistapessoa@revistapessoa.com


João Pedro Cachopo

É musicólogo e filósofo. Lecciona Música e Pensamento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e integra o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Os seus interesses de investigação atravessam os campos da musicologia, da filosofia e dos estudos de cinema e media, incidindo particularmente sobre a relação entre estética e política, a interacção entre as artes na modernidade e questões de remediação, dramaturgia e crítica. É o autor de Verdade e Enigma: Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno (Vendaval, 2013), que recebeu o prémio do PEN Clube Português na categoria de Primeira Obra em 2014, bem como de ensaios publicados em revistas como The Opera Quarterly, New German Critique, Europe: Revue Littéraire, Colóquio Letras ou O que nos faz pensar. Co-editou Rancière and Music (Edinburgh University Press, 2020), Estética e Política entre as Artes (Edições 70, 2017) e Pensamento Crítico Contemporâneo (Edições 70, 2014). Traduziu Theodor W. Adorno, Didi-Huberman e Jacques Rancière.




Desenvolvido por:
© Copyright 2020 REVISTAPESSOA.COM