Imagem 1618836897.jpg

Leiria ganha revista de poesia



2021-04-09

Revista oficial do Ronda - Leiria Poetry Festival lança edital para as próximas edições

 

Apresentação

A ACANTO – Revista de Poesia foi apresentada no passado dia 19 de Março de 2021 no RONDA – Leiria Poetry Festival e assume-se como a publicação oficial deste certame consagrado exclusivamente à Poesia, que na cidade de Leiria se revelou um evento singular centrado na beleza e potência da linguagem poética, tendo mais de 200 convidados oriundos de cerca de 40 países em entrevistas, conferências, debates, workshops, vídeo-poemas, espetáculos musicais e performances poéticas, ao longo de 10 dias.

Em linha com este pressuposto, apostando na continuidade do Festival, relançando o futuro a partir do passado recente, as próximas edições da revista a apresentar trimestralmente – já programadas para 21 de Junho de 2021 e 21 de Setembro de 2021, manterão a identidade e matriz poética que germinou e se afirmou de Leiria para o Mundo, convidando o núcleo editorial da ACANTO todos os autores participantes no RONDA – Leiria Poetry Festival 2021, a contribuir com trabalhos da sua autoria.

Esta é uma publicação receptiva à concepção de Poesia enquanto expressão livre, proporcionando espaço à publicação de autores e textos poéticos, mas também de ensaio, recensão, investigação literária e artística, com arbitragem do seu núcleo editorial, estando aberta à recepção de propostas provenientes da comunidade de escritores – tanto consagrados, como estreantes, podendo ainda acolher textos de índole académica e não académica.

Em simultâneo, recorre a uma plataforma on-line (ainda em fase de produção), de expressão singular onde figurarão os trabalhos recebidos e publicados, quer de autores com obra publicada, quer de outros, que pela pertinência e valia, justifiquem a publicação e notoriedade – jovens e seniores, com ou sem obra editada, a par de demais artistas e autores.

Com uma periodicidade trimestral, em versão de papel e em permanência no registo on-line, a ACANTO – Revista de Poesia eleva a interligação da Poesia e da criatividade, a par dos inúmeros aspectos da herança comum proporcionada pela língua, na afirmação da exclusividade e relevância de um acervo da poética contemporânea.

Para a edição on-line, poderão ser consideradas propostas provenientes de áreas distintas, mas contíguas à Poesia – Artes Plásticas, Design, Artes Visuais, Cinema, Multimédia, Música e Fotografia.

A ACANTO – Revista de Poesia acolhe textos e propostas que visem facilitar a transferência de conhecimento e maior difusão de criações locais, nacionais e internacionais, proporcionando acesso e maior democratização, destaque e visibilidade à criação poética, no primado de que o RONDA – Leiria Poetry Festival persistirá na história e na vida de cada um dos seus participantes.

Para cada número da ACANTO – Revista de Poesia, haverá o fio condutor da liberdade criativa e da inventividade, que constituirão a divisa para a redacção dos poemas, textos, recensões e artigos de investigação literária inéditos, na sua publicação em papel. Na publicação on-line, poderão também co-existir entrevistas, projectos de intervenção artística, multimédia e de design, ou outras eventuais propostas que se enquadrem na missão deste projecto.

A ACANTO – Revista de Poesia aceita submissões em português e inglês.

A apreciação dos poemas e textos submetidos é da inteira responsabilidade do núcleo editorial, sendo regida pelos seus critérios de arbitragem e exigência subjectiva de qualidade, critérios de pertinência, interesse poético e artístico, no respeito pela diversidade e pluralismo de perspectivas.

A ACANTO – Revista de Poesia assume-se como independente de qualquer poder político, económico, religioso ou ideológico, pautando-se por critérios de rigor, isenção e inclusão.

Relativamente à redacção dos textos em português, o núcleo editorial deixa a cada autor a liberdade e responsabilidade de escolha da utilização do último acordo ortográfico ou da anterior ortografia, sendo que os editores, reservam-se ao direito, de apenas nos seus textos, tomarem a opção de não seguir o acordo em vigor.

 

Missão 

A ACANTO - Revista de Poesia é uma criação independente, sem fins lucrativos, de carácter integrativo e pluridisciplinar, sempre receptiva a novas colaborações, desenvolvida em Leiria, em colaboração com a organização do evento RONDA – Leiria Poetry Festival, a Editora Hora de Ler, a Biblioteca Municipal de Leiria – Biblioteca Afonso Lopes Vieira e a CML – Câmara Municipal de Leiria.

Numa missão de fortalecimento da multidisciplinaridade e concepção poética e na partilha da diversidade do conhecimento, a ACANTO - Revista de Poesia fomenta a ideia de liberdade de expressão poética nos seus formatos ou campos (físico ou virtual), numa lógica da promoção de inter-relações multidisciplinares no plano das artes que dialogam de forma estreita com a Poesia.

Esta acção cumpre-se sem rejeitar iniciativas individuais, integradas nas linhas de interesse que a ACANTO - Revista de Poesia e o seu núcleo editorial preconizam e os autores e artistas ajudem a delinear. Para além do trabalho de publicação desenvolvido, a ACANTO - Revista de Poesia pode expandir-se na realização de conferências, colóquios, seminários, exposições e apresentações. É também preocupação de base contribuir para a análise crítica e estudo sobre a Poesia (em âmbito de educação formal ou informal), podendo incluir a dimensão educativa e pedagógica.

Podem ser submetidos para publicação na ACANTO – Revista de Poesia (Versão Impressa e On Line) trabalhos de Poesia. Os textos devem ser inéditos e ter até 5 mil caracteres com espaços para Poemas e no máximo 8 mil caracteres com espaços para Ensaio. Os originais serão avaliados pelo núcleo editorial e apenas os autores que tiverem textos selecionados para publicação serão notificados.

 

Para mais informações ou entrevistas ao Núcleo Editorial contactar:
Paulo José Costa: acantorevistadepoesia@gmail.com



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Desenvolvido por:
© Copyright 2021 REVISTAPESSOA.COM