Imagem 1663972036.jpg

A comédia dos erros - 2

recorte de QUADRO DE LEE UFAN



2022-09-23

 

A unha

Existem momentos nos quais não se consegue escrever nada. Nos perdemos de nós mesmas ali onde tudo dói. Tornamo-nos uma imagem difusa, onde já não se vê a volta.

Perde-se o si mesmo, e justo aquele que só ganha existência quando escreve.

Ofício estranho, este que se confunde com um “você mesmo”, mas um “você mesmo” que vai se desfazendo de você no ato mesmo de execução do seu próprio ofício: escrever.

Repare que nessas horas também aparece muitas vezes a palavra “mesmo”, e do mesmo, no seio, e no meio desse ofício.

Nesses momentos em que não se escreve nada tenta-se entender:...

Continuar lendo

AINDA NÃO TEM PLANO? SELECIONE:

MICROPAGAMENTO

R$ 6.80

ou

€ 1,10

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.


MICROPAGAMENTO

R$ 6.80

ou

€ 1,10

APENAS ESTE ARTIGO

  1. Você pode acessar apenas o artigo que pretender ler. Faça um micropagamento para baixa-lo. É facil.

  2. A compra avulsa de um artigo não dá acesso ao conteúdo integral da revista.


  1. As assinaturas e os micropagamentos são necessários para manter a Revista Pessoa

  2. Precisa de ajuda ou mais informação?
  3. Entre em contato:
  4. revistapessoa@revistapessoa.com


Ana Kiffer

É Professora da Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, Cientista do Estado pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade no CNPq. Curadora convidada da Bienal de SP 2021. É escritora, autora dos livros Tiráspola e Desaparecimentos, Editora Garupa, 2016, A punhalada, 7Letras, 2016, Todo Mar, Urutau, 2018; colunista da Revista Literária Pessoa, pesquisadora da obra do escritor francês Antonin Artaud, vem desenvolvendo há muitos anos uma investigação sobre os diversos modos de relação entre os corpos e a escrita. Autora do livro Antonin Artaud, EDUERJ, 2016, e com Gabriel Giorgi, Ódios Políticos e Politica do Ódio, RJ: Bazar do Tempo, 2019 e Las Vueltas del ódio, BA: Eterna Cadência, 2020. Organizadora do livro A Perda de Si – cartas de A. Artaud, Rocco, 2017; e das coletâneas: Sobre o Corpo, 7Letras, 2016, Expansões Contemporâneas: literatura e outras formas, com Florência Garramuno, UFMG, 2014, entre outros artigos e ensaios.  Foi curadora, em 2020, da exposição Corte/Relação dos cadernos de Antonin Artaud e de Édouard Glissant. Para a 34ª Bienal de São Paulo. Em 2021, estreou seu primeiro romance O Canto Dela, pela editora Patuá. Fotografada por Dani Neves.




Sugestão de Leitura


A comédia dos erros

  Ato I: a autoestima exacerbada Foi num jantar com uma amiga que não via há tempos que ouvi com tamanha clareza: mas po ...

Marina A. assim aprendemos a nos salvar

  “sympoïese é uma palavra simples. significa “construir-com”, “fabricar-com”, realizar-com&r ...

a amante, escreve Marina A.

  sentada à beira mar, ouvindo apenas o seu silêncio e uma leve repetição da espuma engolida pela areia. sem ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2022 REVISTAPESSOA.COM