Imagem institutoemilia-269x300.jpg

O sentido da leitura literária



2015-03-03

O Instituto Emília organiza nos dias 4 e 07 de março um curso comandado por Dolores Prades que propõe a reflexão sobre leitura, leitores e crítica a partir do pensamento de Constantino Bértolo, jornalista, editor e crítico literário espanhol.

Em seu livro O banquete dos notáveis (Coleção emília/ Livros da Matriz, 2014), o autor desmistifica com muita originalidade a abordagem romantizada da leitura, seguindo na contramão das campanhas que tratam a literatura como uma experiência redentora e tornam nebulosos os caminhos possíveis para repensar o ato literário em um mundo globalizado, virtual e transiente.

Alguém disse que quando alguém se pergunta para que a leitura? sem saber encontrou uma resposta: lemos para aprender a perguntar a nós mesmos porque lemos. Pode ser. Em todo caso, é aqui que estamos., instiga Bértolo em seu livro.

Dolores Prades é publisher da revista EMÍLIA e consultora editorial. Doutora em história econômica pela USP, é especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona, onde hoje ministra aulas como professora convidada. É também uma das idealizadoras dos seminários “Conversas ao Pé da Página”. E coordenadora no Brasil da Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura. É coordenadora editorial da Coleção Emília e curadora da FLUPP Parque 2014.

Local: Acervo África
Quarta-feiras: das 19 às 22 horas
Sábados: das 9 às 12h30
– Rua Jaciporã, 88 – Sumaré

Reserve a sua vaga educativoemilia@revistaemilia.com.br



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


A palavra como reposta ao sofrimento

  O Museu da Língua Portuguesa lança nesta segunda-feira (13/7) o Palavra no Agora. A proposta é estimular ...

Escritores criam plataforma para gerar renda e novas interações com leitores

  Como resposta à crise que se abateu sobre o mercado literário devido à quarentena no Brasil, um grupo de escritore ...

Escritores ganham edital de emergência no Brasil

  Lançado pelo Itaú Cultural, o edital de emergência contempla duas categorias: Escrita - prosa ou poesia e  ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2020 REVISTAPESSOA.COM