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Índice de torcimento de nariz



2015-02-12

Algumas traduções saem como se fossem cópias do original. São poucas. E tem outras em que é preciso trair para ser fiel. São a maioria. Não digo que é o caso de trair o autor, mas de trair um pouco o que está na página. É complexo, eu sei, porque teoricamente um livro já publicado na língua original deveria ser tratado como algo fechado, sem precisar de intervenções estilísticas de tradutores e editores em outras línguas. Mas na realidade não é bem assim.

Às vezes parece que há um hiato entre as línguas e culturas. Eu diria que o brasileiro, de forma geral, se sente mais à vontade com as emoções fortes do que nós da língua inglesa - e a maneira de colocá-las no papel diverge. Assim, sem nenhum ajuste, nenhuma intervenção, o que é poético em português pode parecer meio piegas em inglês, enquanto o nosso poético pode parecer um tanto seco transposto para o português. Um texto analítico...

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Alison Entrekin

Alison Entrekin é tradutora literária australiana radicada no Brasil. Verteu para o inglês Cidade de Deus, do Paulo Lins, O filho eterno, do Cristovão Tezza, Perto do coração selvagem, da Clarice Lispector e Budapeste, do Chico Buarque, entre outros. Trabalha atualmente na tradução de Grande SertãoVeredas, de Guimarães Rosa, com patrocínio do Itau Cultural.




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