Imagem IC1.jpg

Os desafios da literatura brasileira no exterior



2015-11-16

O projeto Conexões Itaú Cultural, em sua oitava edição este ano, promove um debate entre autores e pesquisadores estrangeiros e brasileiros sobre recepção e ensino da literatura brasileira no exterior.

Os encontros vão acontecer nos dias 19 e 20 de novembro na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. Com o tema O olhar do outro, a ideia é colocar em diálogo os escritores Milton Hatoum, Ana Paula Maia, Ricardo Lísias e Daniel Galera com profissionais que estudam ou traduzem as suas obras. Na pauta, alguns obstáculos que a literatura brasileira ainda enfrenta no mercado internacional, como o idioma ou a expectativa do exótico e pitoresco, ainda que na última década tenha tido destacada projeção, com presença e algumas homenagens nas principais feiras literárias do mundo.

Hatoum debate com a pesquisadora mexicana Consuelo Rodríguez Muñoz, e com o professor de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) João Cezar de Castro Rocha. Lísias dialoga com Petra Bös, que atualmente verte para o alemão o seu livro Divórcio, e Karl Erik Schøllhamer, professor da UFRJ que discute sua obra em Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo (2013). Com Galera conversam José Luiz Passos, professor de literatura brasileira na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e a tradutora Alison Entrekin, mestre em criação literária pela Universidade de Curtin, na Austrália, colunista da revista Pessoa. Ana Paula se reúne com a pesquisadora de literatura brasileira da UFRJ Anélia Montechiari Pietrani e o argentino Gonzalo Aguilar, também tradutor e professor de literatura brasileira e portuguesa na Universidade de Buenos Aires.

O encontro será encerrado com o lançamento da sétima edição da Machado de Assis Magazine – coedição da Fundação Biblioteca Nacional e do Itaú Cultural.

Serviço
O Olhar do Outro: a Recepção da Literatura Brasileira
8º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural
Quinta 19 de novembro de 2015:
mesas às 15h, às 17h15 e às 19h30
Sexta 20 de novembro de 2015:
mesas às 15h e às 17h15

Livre para todos os públicos



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM