Imagem IC1.jpg

Os desafios da literatura brasileira no exterior



2015-11-16

O projeto Conexões Itaú Cultural, em sua oitava edição este ano, promove um debate entre autores e pesquisadores estrangeiros e brasileiros sobre recepção e ensino da literatura brasileira no exterior.

Os encontros vão acontecer nos dias 19 e 20 de novembro na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. Com o tema O olhar do outro, a ideia é colocar em diálogo os escritores Milton Hatoum, Ana Paula Maia, Ricardo Lísias e Daniel Galera com profissionais que estudam ou traduzem as suas obras. Na pauta, alguns obstáculos que a literatura brasileira ainda enfrenta no mercado internacional, como o idioma ou a expectativa do exótico e pitoresco, ainda que na última década tenha tido destacada projeção, com presença e algumas homenagens nas principais feiras literárias do mundo.

Hatoum debate com a pesquisadora mexicana Consuelo Rodríguez Muñoz, e com o professor de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) João Cezar de Castro Rocha. Lísias dialoga com Petra Bös, que atualmente verte para o alemão o seu livro Divórcio, e Karl Erik Schøllhamer, professor da UFRJ que discute sua obra em Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo (2013). Com Galera conversam José Luiz Passos, professor de literatura brasileira na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e a tradutora Alison Entrekin, mestre em criação literária pela Universidade de Curtin, na Austrália, colunista da revista Pessoa. Ana Paula se reúne com a pesquisadora de literatura brasileira da UFRJ Anélia Montechiari Pietrani e o argentino Gonzalo Aguilar, também tradutor e professor de literatura brasileira e portuguesa na Universidade de Buenos Aires.

O encontro será encerrado com o lançamento da sétima edição da Machado de Assis Magazine – coedição da Fundação Biblioteca Nacional e do Itaú Cultural.

Serviço
O Olhar do Outro: a Recepção da Literatura Brasileira
8º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural
Quinta 19 de novembro de 2015:
mesas às 15h, às 17h15 e às 19h30
Sexta 20 de novembro de 2015:
mesas às 15h e às 17h15

Livre para todos os públicos



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Editora curitibana aporta em Lisboa

  Fundada em 2014, em Curitiba, Paraná, “com muitas ideias na cabeça e poucos recursos no bolso”, como sublinha ...

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM