Imagem Portuguese-Small-Press-Yearbook-1-001.jpg

Projeto reúne artistas, livrarias e editoras independentes em Portugal



2014-12-02

Portuguese Small Press Yearbook é um anuário que reúne informação sobre livros de artista e edição independente em Portugal (sobretudo no âmbito da ilustração e da fotografia). No primeiro número, publicado em 2013, há textos teóricos, listas das edições em Portugal, com referência aos respectivos autores e onde podem ser adquiridas.

No segundo número, publicado este ano (início de novembro), foi lançado um desafio a vários coletivos de artistas que se dedicam à edição independente: quem são, como surgiram (e porquê), que projetos futuros têm. Apesar de entre as duas conhecermos muitos artistas que fazem livros, não conhecemos todos. Não conseguimos saber o que estão a fazer numa altura determinada. Não sabemos onde os encontrar. Não sabemos o que é escrito sobre eles, escreve Catarina Figueiredo Cardoso, uma das fundadoras, no editorial do número inaugural.

Em apenas dois anos, a Portuguese Small Press Yearbook (em inglês porque a internacionalização é muito importante) tornou-se um documento histórico de consulta obrigatória. É lá que conhecemos coletivos como a Flanzine (uma revista inspirada nos velhos fanzines e idealizada por João Pedro Azul e Luís Olival no Facebook, o Clube do Inferno, criado em 2012 por quatro amigos (André Pereira, Hetamoé, Astromanta e Mao), a Ghost, que surgiu no mesmo ano pela mão de Patrícia Almeida e David-Alexandre Guéniot, e publica não só os projetos dos seus fundadores como também de artistas com quem mantém relações de amizade e de admiração, a Oficina do Cego, associação fundada em 2009 por um grupo de nove pessoas que se dedica à produção de livros e promove cursos de serigrafia, tipografia e stencil, e a Pierre Von Kleist, a primeira editora de livros de fotografia em Portugal, criada por dois amigos de infância, André Príncipe e José Pedro Cortes (nós os dois fazemos tudo em conjunto), e que celebra este ano o 5º aniversário.

Blog oficial:
http://ptsmallpress.blogspot.com.br/
Página no Facebook:
http://ptsmallpress.blogspot.com.br/
 



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Editora curitibana aporta em Lisboa

  Fundada em 2014, em Curitiba, Paraná, “com muitas ideias na cabeça e poucos recursos no bolso”, como sublinha ...

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM