Imagem Capa-Chacal.jpg

Coleção leva poesia gratuitamente às ruas de Belo Horizonte



2014-11-19

Poesia circulando nas ruas, para o maior número possível de pessoas. Essa foi a ideia que motivou os poetas Bruno Brum e Ana Elisa Ribeiro, curadores do projeto, a criar a coleção Leve um Livro. Seja em blogs, zines, revistas, saraus ou edições independentes, a poesia brasileira contemporânea mostra vigor e criatividade, com uma grande variedade de estilos e dicções. O objetivo da coleção é justamente dar uma amostra dessa produção, colocando para circular o trabalho de poetas de todas as partes do país.

O funcionamento do projeto é bastante simples: foram convidados 24 poetas de todo o Brasil para publicar microantologias, duas a cada mês, ao longo de um ano. Os livros são feitos especialmente para a coleção, com projeto gráfico exclusivo, e são distribuídos gratuitamente, em 20 pontos de Belo Horizonte. Quem quiser, é só levar para casa, ler e colecionar.

Os poemas não serão necessariamente inéditos, uma vez que o projeto busca justamente dar uma amostra da obra de cada um dos poetas participantes, além de recolocar em circulação e ampliar o consumo de uma produção muitas vezes desconhecida do grande público, dadas as tiragens baixas dos livros de poesia, bem como o restrito circuito em que são veiculados. Muitos dos poetas em atuação, hoje, possuem dois, três ou mais livros editados, em sua maioria de forma independente, além de poemas dispersos na internet, zines e revistas literárias. Ao serem reeditados em uma coleção de distribuição gratuita, ampla e democrática, esses poemas podem despertar o interesse do público em conhecer mais a fundo a rica produção da poesia brasileira contemporânea.

Cada livreto terá tiragem de 2500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em displays de acrílico afixados em centros culturais, cinemas, cafés, bares, livrarias, sebos, teatros e bibliotecas de Belo Horizonte. Serão ao todo 20 pontos de distribuição. As ilustrações de capa são da artista plástica Tatiana Perdigão.

O lançamento e os pontos de distribuição
O lançamento da coleção acontece no dia 27/11/2014, quinta-feira, a partir das 19h30, no Sesc Palladium, e marca a chegada dos dois primeiros volumes da coleção: Arquitetura de Interiores + 2, de Ana Martins Marques, e Éproibido pisar na grama”, de Chacal. Além disso, o evento contará com um bate papo entre os curadores, mediado por Victor da Rosa, seguido por uma performance do poeta Chacal (RJ) e sarau com autores convidados: Carlos Ávila, Fabrício Marques, Jovino Machado, Makely Ka, Marcelo Dolabela, Nicolas Behr, Renato Negrão, Simone Andrade Neves e Thais Guimarães. Na ocasião, os dois primeiros volumes da coleção serão distribuídos gratuitamente para o público presente, e são de Ana Martins Marques e Chacal. Ana Martins Marques nasceu em Belo Horizonte em 1977. Publicou A vida submarina (Scriptum, 2009) e Da arte das armadilhas (Companhia das Letras, 2011). Com Da arte das armadilhas, recebeu o Prêmio de Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e foi finalista do Prêmio Portugal Telecom. Chacal nasceu no Rio de Janeiro em maio de 1951. Publicou em mimeógrafo, em 1971: Muito prazer, Ricardo. Em 72, Preço da passagem, dando início à poesia marginal no Brasil. Chacal é criador e produtor do Centro de Experimentação Poética – Cep 20.000 – um acontecimento multimídia mensal, que há 23 anos revela nomes no cenário musical, poético e dramático do Rio. Chacal lançou 14 livros. Em 2007, Belvedere, suas poesias reunidas, pela Editora Cosacnaify (Prêmio APCA 2008). Em 2010, publicou suas memórias pela editora 7 Letras em Uma história à margem. Em 2012 saiu pela Companhia das Letras, o livro para adolescentes, Murundum. Em 2012, estreou como ator e autor, o monólogo autobiográfico Uma história à margem.

Pontos de distribuição iniciais*:
01) Café Cine Brasil
Rua Carijós 258 – Centro
02) Café com Letras
Rua Antonio de Albuquerque 781 – Savassi

03) Café Palácio das Artes
Av. Afonso Pena 1537 – Centro
04) Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont  174 – Centro

05) Centro de Informação ao visitante do Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade s/nº - Funcionários

06) Livraria Crisálida
Rua da Bahia 1148, sobreloja 63 – Centro

07) Livraria Scriptum
Rua Fernandes Tourinho 99 – Savassi

08) Mercado Central
Av. Augusto de Lima 744 – Centro

09) Rodoviária de Belo Horizonte – Centro de Atendimento ao Turista
Praça Rio Branco 100 – Centro

10) Sesc Palladium
Av. Augusto de Lima 420 – Centro



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...

Escritores participam de debate sobre a Língua Portuguesa

  Em sua segunda edição, o Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na C ...

Revista Pessoa lança edição especial em árabe

  Depois de lançar uma antologia em francês no Salão do Livro de Paris e em inglês no Boston Book festival, em ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM