Imagem ed84f4ef-bde9-40a0-908d-0f4977b9fa33.jpg

FLUPP – Festa Literária Internacional das Periferias terá terceira edição na Mangueira



2014-11-11

Depois de Morro dos Prazeres e Vigário Geral, desta vez é a comunidade da  Mangueira que recebe a terceira edição da FLUPP –  Festa Literária Internacional das Periferias, entre 12 e 16 de novembro. A expectativa dos organizadores é atrair 20 mil pessoas durante os cinco dias de festa, o dobro da edição anterior.

Serão mais de 60 horas de atividades entre debates, oficinas, exposições e shows, com a presença de mais de 50 nomes da literatura mundial. A FLUPP homenageia este ano o jornalista, político e ativista Abdias Nascimento, um dos maiores nomes do movimento negro brasileiro, que completaria 100 anos em março de 2014.

A primeira competição internacional de poesia falada da América do Sul, o I Rio Poetry Slam, vai acontecer no evento, com a participação de artistas de 16 países.

Também merecem destaque algumas atrações inspiradas na atual cena literária britânica, com convidados como a romancista nigeriana radicado no Reino Unido Chibundu Onuzo. Ao lado da camaronesa Leonora Miano, ela vai discutir na FLUPP “O amor nos tempos do ebola” sobre a construção de um discurso amoroso em uma época  em que o outro voltou a ser uma ameaça. No fast-food literário Poemas para viagem, o poeta inglês Hannah Walker vai oferecer um texto inédito de acordo com o pedido do cliente.

Participam também da Festa D’ de Kabal, da França, Carlos Sandoval, da Costa Rica e Ailton Krenak, do Brasil.

A formação de novos leitores e autores na periferia das grandes cidades brasileiras é um dos objetivos da FLUPP, responsável já pela publicação de 5 livros. Um dos 51 escritores revelados no processo de formação do projeto FLUPP  foi Jessé Andarilho, morador da favela do Antares, que escreveu o romance Fiel em um celular durante suas viagens de trem. Os idealizadores da FLUPP são Écio Salles, Julio Ludemir, Heloísa Buarque de Hollanda e Luiz Eduardo Soares.

Serviço
FLUPP – Festa Literária Internacional das Periferias
12 a 16 de novembro – das 08h às 22h
Entrada Gratuita
Local: Escola de Artes Técnicas Luís Carlos Ripper
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1.364 – Mangueira
Programação completa www.flupp.net.br



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Salvador, na Bahia, recebe o primeiro Festival da Língua Portuguesa - FELPO

Nos dias 28, 29 e 30 de março, a capital baiana será o palco da celebração da língua portuguesa com uma progra ...

Contos clássicos ganham adaptação no canal Futura

Contos de grandes nomes da literatura brasileira ganham vida na série de filmes “Os Imortais”, que o Canal Futura estreia no p ...

Revista Pessoa promove festival com brasileiros e norte-americanos em Nova Iorque

  John Keene, Paul Beatty, Rivka Galchen, Leslie Jamison,  Andy Tepper, Susan Bernofsky  e Eric M. B. Becker se juntam a E ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM