Imagem ed84f4ef-bde9-40a0-908d-0f4977b9fa33.jpg

FLUPP – Festa Literária Internacional das Periferias terá terceira edição na Mangueira



2014-11-11

Depois de Morro dos Prazeres e Vigário Geral, desta vez é a comunidade da  Mangueira que recebe a terceira edição da FLUPP –  Festa Literária Internacional das Periferias, entre 12 e 16 de novembro. A expectativa dos organizadores é atrair 20 mil pessoas durante os cinco dias de festa, o dobro da edição anterior.

Serão mais de 60 horas de atividades entre debates, oficinas, exposições e shows, com a presença de mais de 50 nomes da literatura mundial. A FLUPP homenageia este ano o jornalista, político e ativista Abdias Nascimento, um dos maiores nomes do movimento negro brasileiro, que completaria 100 anos em março de 2014.

A primeira competição internacional de poesia falada da América do Sul, o I Rio Poetry Slam, vai acontecer no evento, com a participação de artistas de 16 países.

Também merecem destaque algumas atrações inspiradas na atual cena literária britânica, com convidados como a romancista nigeriana radicado no Reino Unido Chibundu Onuzo. Ao lado da camaronesa Leonora Miano, ela vai discutir na FLUPP “O amor nos tempos do ebola” sobre a construção de um discurso amoroso em uma época  em que o outro voltou a ser uma ameaça. No fast-food literário Poemas para viagem, o poeta inglês Hannah Walker vai oferecer um texto inédito de acordo com o pedido do cliente.

Participam também da Festa D’ de Kabal, da França, Carlos Sandoval, da Costa Rica e Ailton Krenak, do Brasil.

A formação de novos leitores e autores na periferia das grandes cidades brasileiras é um dos objetivos da FLUPP, responsável já pela publicação de 5 livros. Um dos 51 escritores revelados no processo de formação do projeto FLUPP  foi Jessé Andarilho, morador da favela do Antares, que escreveu o romance Fiel em um celular durante suas viagens de trem. Os idealizadores da FLUPP são Écio Salles, Julio Ludemir, Heloísa Buarque de Hollanda e Luiz Eduardo Soares.

Serviço
FLUPP – Festa Literária Internacional das Periferias
12 a 16 de novembro – das 08h às 22h
Entrada Gratuita
Local: Escola de Artes Técnicas Luís Carlos Ripper
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1.364 – Mangueira
Programação completa www.flupp.net.br



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM