Imagem Chacal-Cartaz-724x1024.jpg

Filme contracena com a poesia de Chacal



2015-10-30

Documentário segue a visita do poeta marginal à Universidade Harvard em abril de 2014.

Chacal: Proibido Fazer Poesia (2015), direção de Rodrigo Lopes de Barros e coprodução de Guilherme Trielli Ribeiro) é uma transcriação alegórica das memórias e da interpretação da cultura brasileira que o poeta Chacal realizou na Universidade Harvard, em abril de 2014.

O filme oferece uma revisão de poemas, apresentações, performances, oficinas, conversas e vivências, que tiveram lugar durante sua passagem pelo renomada universidade.

O documentário se funda no intercâmbio entre seus realizadores e o poeta que então dedicou-se à reflexão sobre seu próprio itinerário artístico, desde sua estreia no livro mimeografado Muito prazer, Ricardo (1971) aos dias de hoje – passando pela icônica reunião de sua poesia em Belvedere (2007) e pela publicação da autobiografia e testemunho cultural Uma história à margem (2010). Abrange, portanto, nada menos do que quatro décadas e meia de poesia, cujas tensões emanam tanto de um minucioso trabalho com a linguagem poética quanto de uma observação atenta da experiência histórica brasileira e Ocidental.
Realizado parcialmente em Super 8, o filme mira no intuito de conferir às imagens a alta-tensão do diálogo entre a câmera e as letras e vocais elétrikos de Chacal – que se proclama a reencarnação psicodélica de Oswald de Andrade –, cujos poemas contraculturais arrojados, crivados de beats e ritmos da Tropicália, de lúcida emoção e ironia ácida, discutem, antropofagicamente, o seu desafio estético e político: “todo poeta é um traficante de armas”.

Chacal: proibido fazer poesia, por Rodrigo Lopes de Barros:

Arrisco dizer: um filme de abordagem quase ficto-etnográfica. Se, como colocaria Jean Rouch, é bem possível que os africanos ao realizarem seus filmes vejam outra Paris (bem como os europeus certamente registraram Áfricas distintas das que experimentavam os seus habitantes, digamos, nativos), o que então pode alguém como eu – desenvolvido pelas margens do establishment cultural brasileiro, como um outsider – ver de um movimento literário da Zona Sul do Rio de Janeiro dos anos 1970? Um tempo-espaço que, obviamente, só pode me causar fascínio pela distância, exotismo e alteridade pela maneira que a mim se apresenta, e simpatia pela audácia de se proclamar “marginal”, quando o mais fácil seria seguir o rastro de movimentos e pessoas que hoje estão institucionalizados como alta cultura.

Não me restou saída a não ser trabalhar com esse paradoxo de uma tradição que me é ao mesmo tempo existente e alheia. Chacal: Proibido fazer poesia foi a possibilidade de imersão em questões político-estéticas ainda latentes de como abordar uma certa memória cultural que não está nem totalmente dentro nem completamente fora do que é o “Brasil” predominante ou do que sou eu mesmo – alguém impossibilitado por questões estruturais de possuir qualquer sentimento mais forte de pertencimento ou identificação com esse país e que tampouco pode se desvencilhar completamente dele.

Por isso, utilizo-me nesse filme muito dos métodos de remix, desvio, deriva. Isto é, acoplar a realização cinematográfica (um de meus meios de expressão artística) à crítica cultural. O desejo de ser escritor da montagem, apropriação e ressignificação da tradição brasileira, e latino-americana, para apanhar um pensamento de Borges, pareceu encontrar vazão no documentário poético. Isso se exemplifica em dois momentos do filme nos quais há reaproveitamento de arquivo.

Primeiro, na inserção do videoclipe “Andréia Androide” de Roberto Berliner, Sandra Kogut e Eder Santos. Aquela peça audiovisual dos anos 1980 recebe outra trilha sonora em Proibido fazer poesia, composta à encomenda por João Pedro Garcia: muito mais agressiva e acelerada.

As imagens em si revelam-se na tela multiplicadas por três – recurso também adotado em outros momentos do filme – passando em tempo simultâneo, o que triplica os cortes e, portanto, a sua velocidade. Eleva e explicita o caos informático que se iniciava nos 80, da passagem do mimeógrafo ao computador pessoal, do papel ao vídeo, da voz ao sintetizador, e ainda atualiza-o no instante em que acontece possivelmente o cume de uma internet ainda mediada pelos sentidos: a primeira quarta parte do século XXI.

A segunda instância, e talvez onde esteja mais manifesto o intuito de produzir crítica, está no encontro entre Chacal e Augusto de Campos propiciado pela montagem.

Cada poeta é possuidor de um respectivo, emblemático, poema chamado “Cidade”. No instante em que Chacal testemunha acerca do papel que a ditadura (indiretamente) desempenhou na relação entre poesia concreta e poesia marginal, escuta-se como pano de fundo a música/vocalização de Augusto em parceria com seu filho Cid Campos. Cid coloca a voz do pai num sampler e a repete em tão alta frequência que a palavra “Cidade”, título do poema, se transforma em nota única, bordão. Ele então começa a diminuir a velocidade da repetição, e, pouco a pouco, o vocábulo começa a se formar: “C, Ci, Ci, Ci, Cid, Cid, Cid, Cida, Cida, Cidad...”.

Quando Augusto está prestes a pronunciar toda a palavra, interrompemos sua voz para que Chacal entre com a dele, ocupe o espaço sonoro,  e complete o poema com seus próprios versos.

Esse elemento de crítica lítero-cultural foi também troca, debate, conversa com o produtor Guilherme Trielli Ribeiro que, com sua experiência referente à poesia brasileira do século XX, contribuiu para a elevação do filme a tal diálogo.

Esse diálogo entre os realizadores, o performer e o arquivo, com sorte, afastou o clichê de um simples retrato didático, (auto)biográfico, em linguagem cinematográfica para dar lugar à possibilidade de uma obra que postule uma leitura de seminal e ainda insuficientemente analisado momento político-histórico do país.

Nesse sentido, o Super 8 – como meio de captação principal adotado no filme para as novas imagens de 2014 – não foi escolhido apenas para propiciar qualidade nostálgica, remetendo a imaginação à virada dos anos 1970/80, às aventuras cinematográficas anteriores do próprio Chacal (por exemplo, Chacal é o Juiz, OK X KO); mas também por ser o Super 8 meio que, revisitado por cineastas digitais, força o experimento das “próteses de percepção” (Buck-Morss) características daquele próprio momento político-histórico. 

A utilização de tecnologias (essas próteses dos sentidos) arcaicas e fora de uso/moda no instante-agora é arma de realização do transe estético-político contra a velocidade de transformação empreendida por essa última fase do capitalismo: velocidade de transformação que dificulta nossa possibilidade empática com gerações de um passado extraordinariamente recente.

O Super 8 nos ofereceu potencialmente acesso à precariedade da Geração Mimeógrafo por meio de suas imperfeições analógicas, ranhuras e danos inevitáveis provindos do manuseio da película, e vazamentos de luz e instabilidade da imagem provocados pela pouca precisão técnica das câmeras. Ao mesmo tempo, ele nos exigiu uma disciplina estoica no manejo da limitação financeiro-temporal de cartuchos com apenas 15 metros de filme. Nos fez compreender virtualmente a necessidade marginal de nos mostrarmos decisivos no registro do que se vê através do viewfinder ou do que se coloca no papel, ou para utilizar das palavras do próprio Chacal, o porquê do dever de ser rápido e rasteiro quando não se tem disponível os recursos mandatórios à realização do grandioso: a utopia na falta.

Aqui, então, a estética buscada pela montagem de Proibido fazer poesia nos remete ao videoclipe (esse fenômeno que Caetano Veloso bem definiu como desdobramento lógico do primeiro cinema de vanguarda) não apenas porque está conectado com a própria vida/poética de Chacal (homem do rock) – o que seria conclusão fácil – mas também por minha própria relação intelectual com o cinema cubano dos anos 1960.

Veja-se Now de Santiago Álvarez, com sua montagem dita “nervosa”, que ao invés de ocultar por meio da técnica a precariedade das condições existentes, catapulta-se desde a falta como próprio motor criativo: filme feito de colagens, restos de outros filmes, sobras sonoras e, principalmente, improvisação.

Essa característica daquele tipo de cinema, de um cinema improvisado que se resolve no corte e montagem, foi a buscada. Proibido fazer poesia é também jam session entre os realizadores e o poeta. A câmera busca o momento, ao contrário de um momento que se constrói para a câmera.

Assim, é cine-transe de Rouch, ou cine-prótese de Buck-Morss, visto que me pretendi ser biônico, mediando minha relação com Chacal através da audição eletrônica, ou de olhos virtualizados no ground glass da Super 8.


Chacal: Proibido Fazer Poesia
Ano: 2015
Direção: Rodrigo Lopes de Barros.
Produção e roteiro: Guilherme Trielli Ribeiro e Rodrigo Lopes de Barros
Duração: 24:13 min.
Exibição:
Dia 30/10 às 14h00 no Festival do Audiovisual de Belém
Dia 31/11 às 14h00 no Festival de Cinema de Três Passos, RS.




Ricardo de Carvalho Duarte (Chacal) é poeta, escritor, performer e produtor cultural. Em mais de 40 anos de carreira, participou de oito antologias e teve 14 livros publicados, tendo sido premiado em 2008 por sua poesia reunida: Belvedere (Cosacnaify & 7 Letras). Como produtor cultural e performer, idealiza, dirige e se apresenta em diversos eventos no Brasil e no exterior. Há 25 anos é o diretor artístico do Centro de Experimentação Poética, o CEP 20.000.

Rodrigo Lopes de Barros é professor de literatura latino-americana na Universidade de Boston, EUA. Foi professor visitante de literatura brasileira em Harvard. Dirigiu o curta-metragem “O Corpo” (2012), seleção oficial no Festival de Cinema de Oaxaca e vencedor do prêmio de melhor curta-metragem estrangeiro no Festival de Cinema Underground de Las Vegas (PollyGrind).

Guilherme Trielli Ribeiro é professor de literatura brasileira e artes comparadas. Atualmente ensina Português como Língua Estrangeira na Michigan State University.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Literatura no palco

De Maria Bethânia já há muito se conhece a sua vocação de declamadora. Logo no seu homônimo álbum de estreia, em 1965, a artista recita Feitio d ...

Pessoas e paisagens do projeto Quebras

O projeto Quebras, tocado pelo escritor Marcelino Freire e pelo jornalista Jorge Filholini, buscou apreender os movimentos artísticos que existem ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM