Um jogo de identidade e risco

Maio - das 18h às 21h

Dias: 4, 11, 18, 25

Morada: R. de Santa Catarina, 1
1200-012 Lisboa

Opção online via Zoom

Preço: (IVA incluído)

Assinantes anuais: (IVA incluído)

Inscreva-se

Fragmentos, escrita híbrida, relatos de ontem, de hoje, do que foi e não foi, experimentação e questionamento de forma e estrutura das histórias que queremos e temos de contar.

Nesta oficina, vamos abordar as regras para aprender a quebrá-las, percorrer o trabalho de outros autores como forma de inspiração, permissão, açambarcar de horizontes que se reflita no nosso próprio trabalho. Cada aluno vai ser convidado a escrever partindo de um exercício inspirado no trabalho de Joe Brainard, Georges Perec e Vladimir Maiakovski, e neste jogo de identidade, memória, risco, encontrar pontos de partida e abrir caminho para o seu trabalho. Vamos analisar autores que usam uma forte componente biográfica nas suas obras, dos mais previsíveis aos inesperados, pensar a vida de cada um como intrínseca à sua criação. Vamos ler diários, crónicas, contos, poemas, teatro, textos de ficção e não ficção, géneros híbridos. Alguns dos autores que vamos abordar: Katherine Mansfield, Dorothy Parker, Virginia Woolf, Patricia Highsmith, Martha Gellhorn, Anais Nin, Carolina Maria de Jesus, Eliane Brum, Rubem Braga, Susan Orlean, Joan Didion, Antoine de Saint-Exupéry, Norah Ephron, Lydia Davis, William Zinsser, Adília Lopes, Bruna Kalil Othero e Lin-Manuel Miranda.

Para além da escrita, o aluno terá a opção de usar outros suportes de expressão como imagens, ilustrações, áudio, se assim desejar. Cada um vai construir a sua própria caixinha de ferramentas, ou caixinha de primeiros socorros, com alfinetes, bengalas, asas, cordas, cadernos, ideias, pontes, calendários, notas de telemóvel, tempo e urgência.

E para que serve isto de escrever? No fim da oficina, pensaremos juntos em caminhos possíveis e impossíveis para apresentar o nosso trabalho ao mundo. A proposta é ambiciosa, mas como dizia Clarice Lispector: “eu sou tímida, mas eu lanço-me”.

Oferta de duas bolsas integrais.

Se preferir outro método de pagamento, envie uma mensagem para o seguinte email: mombak@revistapessoa.com

*

Na Mombak valorizamos os projetos dos participantes dos nossos cursos. Num ambiente acolhedor, nossas classes são formadas por grupos pequenos para que o ministrante possa, de fato, transmitir seu conhecimento, numa via de duplo sentido, e dar atenção a cada ideia, da fase de desenvolvimento à execução. Veja alguns resultados de cursos anteriores aqui


Desenvolvido por:
© Copyright 2023 REVISTAPESSOA.COM