“A ficção é o que me acontece a mim, o documentário é o que acontece aos outros”, disse Godard. Cinema autobiográfico, arte-ensaio, ou autoficção. Chris Marker, Naomi Kawase, Ari Folman, Rithy Panh, Agnès Varda, Catarina Vasconcelos falam de si nos seus filmes, nos quais a fronteira entre a ficção e documentário se esbate e o que importa é ser cinema.
Neste curso, os participantes são convidados a escrever a partir da experiência pessoal. Irão desenvolver projetos narrativos e visuais que poderão ser literários, performativos, de banda desenhada ou cinema. Tendo a escrita como ferramenta principal, mas não exclusiva, iremos sessão a sessão partilhar o estado da investigação de cada participante, orientada por obras de diversos autores relevantes para uma escrita cinematográfica.
Notas: O curso será ministrado em português. Os participantes podem desenvolver os seus projetos em português, inglês ou castelhano. Número máximo de participantes: 12.
Se preferir outro método de pagamento, envie uma mensagem para o seguinte email: mombak@revistapessoa.com
*
Na Mombak valorizamos os projetos dos participantes dos nossos cursos. Num ambiente acolhedor, nossas classes são formadas por grupos pequenos para que o ministrante possa, de fato, transmitir seu conhecimento, numa via de duplo sentido, e dar atenção a cada ideia, da fase de desenvolvimento à execução. Veja alguns resultados de cursos anteriores aqui.